exercícios intervalados de alta intensidade

Exercícios intervalados de alta intensidade: HIIT

Como uma das práticas esportivas mais populares no mundo fitness, os exercícios intervalados de alta intensidade consistem na receita perfeita para treinar o seu corpo de verdade. Além do mais, esse tipo de treinamento serve como uma excelente receita para quem quer perder peso.

Nesse sentido a American College of Sports Medicine (ACSM) publica uma lista de tendências relacionadas a atividade física e esporte do próximo ano. Por isso, em 2018 o HIIT (High Intensity Interval Training), como também ficou conhecido, foi um dos primeiros colocados dessa lista em cima do treinamento de força e o Yoga.

O que são os exercícios intervalados de alta intensidade?

O HIIT é uma sigla que provem do nome da modalidade em inglês. Assim, o HIIT consiste literalmente em combinar pequenos intervalos de exercício a máxima intensidade com períodos breves de descanso ou exercícios de baixa intensidade.

De fato, essa modalidade se adaptou perfeitamente a rotina de pessoas que dispõem de pouco tempo para fazer esporte e que gostariam de controlar o peso. Ou seja, no final das contas a redução do peso consiste em um dos objetivos mais procurados para as pessoas que praticam HIIT. Mas isso tem uma justificativa científica já que durante a atividade de alta intensidade aumentamos a oxidação das gorduras. Logo, segundo lugar, alguns estudos apontam que mesmo depois desse exercício, o gasto energético se mantém.

HIIT

Ainda assim, outros benefícios obtidos através dos exercícios HIIT são as adaptações do músculo esquelético. Em outras palavras, a intensidade da atividade aeróbica é tão impactante que aumenta o tamanho das mitocôndrias e o metabolismo utiliza a gordura como combustível durante o exercício. Assim algumas investigações concluem que com o treinamento de alta intensidade se consome muito mais a gordura subcutânea, melhorando o volume de oxigênio, como também a sensibilidade a insulina.

Como praticar os exercícios de alta intensidade?

Outra vantagem de praticar esse tipo de modalidade de atividade física consiste no fato de poder ser realizado de diversas maneiras. Por isso, existem alguns programas famosos com variadas metodologias, como: o crossfit, o seven minutes workout, o progama Insanity, entre muitos outros.

Dentro dessas modalidades também poderíamos citar o método Tabata que consiste em realizar entre dois e quatro séries de trabalho a máxima intensidade durante 20 segundos e descansos de 10 segundos. Sendo assim, se recomenda que esses métodos se repita entre dois e quatro vezes por semana. Mas antes fazer um aquecimento prévio para preparar o seu corpo e a sua mente para a atividade de alta intensidade a seguir.

Já o crossfit é outra disciplina na qual se trabalha com atividades de alta intensidade. Embora o seu propósito também se divide exercitar grupos musculares específicos através de exercícios com peso e majoritariamente com peso corporal. Dessa forma, quem pratica crossfit tem uma maior amplitude de aptidões físicas, como: força, resistência e flexibilidade ao mesmo tempo.

Qual a maneira correta de praticar os exercícios intervalados de alta intensidade?

Sem sombra de dúvidas a planificação e organização de uma sessão HIIT consiste em uma das regras mais básicas para poder obter os resultados esperados. Desse modo, mesmo que se necessite de pouco tempo para praticar os exercícios é importante que eles sejam adequados para a forma física de cada um.

Portanto, uma sessão de HIIT deve incluir uma primeira etapa de aquecimento, já que prepara o nosso corpo para aguentar os momentos de alta intensidade. Por isso é necessário dedicar entre 15 e 20 minutos de aquecimento.

Finalmente, os exercícios de alta intensidade normalmente são executados como o peso do próprio corpo. Em outras palavras, essas atividades se baseiam em técnicas de calistenia, Yoga, Body Combat e muito mais.