Certamente em algum momento de sua vida você já pensou que estava acima do peso e pensou em começar a fazer algum tipo de atividade física. Por essa razão que um dos objetivos mais recorrentes na hora de praticar esporte consiste em perder peso. Mas você saberia dizer qual exercício é o mais adequado na hora de perder peso, aeróbico ou anaeróbico?
De fato, a atividade física configura apenas uma parte da estratégia se o seu objetivo for reduzir peso. Assim sendo, além da atividade física, a alimentação, a qualidade do sono e a ajuda de algum conselheiro ou psicólogo.
As diferenças entre exercícios aeróbicos e anaeróbico
Em primeiro lugar é importante aclarar que mesmo que os conceitos sejam distintos, não existe nenhuma atividade puramente aeróbica ou anaeróbica. Porém, uma atividade pode apresentar um enfoque em uma das modalidades. Em outras palavras, uma atividade sempre terá momentos aeróbicos ou anaeróbicos, ainda sim a graduação pode ser determinada de acordo com a atividade.
Exercícios aeróbicos
Nesse sentido os exercícios aeróbicos compreendem aquelas atividades de baixa a média intensidade e de larga duração. Assim sendo, o oxigênio compreende a principal fonte para obtenção de energia como ocorre nos exercícios de cardio.
Algumas atividades consideradas aeróbicas incluem a caminhada, corrida, pular corda, nadar, andar de bicicleta. Em suma, qualquer atividade que envolva algum esforço físico constante pode ser considerado como uma atividade aeróbica.
Atividades anaeróbicas
Como esclarecido anteriormente todas as atividades são aeróbicas e anaeróbicas. Porém, a atividade puramente anaeróbica será constituída de exercícios de atividades com alta intensidade e curta duração.
Em outras palavras, são os exercícios no qual o oxigênio estará em segundo plano a medida que se aumenta a duração da atividade. Por isso, são considerados atividades anaeróbicas as atividades que demandam a força e a velocidade, como a musculação, powerlifting, o atletismo.
Além de contribuir para a manutenção do peso corporal esse tipo de treinamento está mais indicado para o aumento da força muscular. Também da resistência e a hipertrofia muscular, ou seja, o aumento da densidade óssea e o fortalecimento do tecido conectivo.
Agora, aeróbico ou anaeróbico para perder peso?
De fato, se demonstra que o exercício aeróbico é muito mais eficaz para reduzir a porcentagem da gordura corporal. Contudo, ser eficaz não é o mesmo que ser eficiente e isso porque na verdade, para perder gordura corporal de maneira eficaz é importante trabalhar os dois tipos de exercício.
Em suma, para perder peso de maneira consciente e eficiente é importante estar atento a diversos fatores, desde a alimentação até as horas de descanso. Portanto, embora os exercícios aeróbicos constituem uma excelente maneira de começar a treinar, a atividade anaeróbica fortalecerá a massa muscular melhorando a efetividade dos exercícios aeróbicos.