A frase que diz corpo são é sinal de mente sã cada vez tem mais sentido a partir do momento que desfrutamos dos primeiros resultados de um estilo de vida saudável. Por essa razão as bebidas probióticas têm um especial impacto na nossa dieta. De fato nós somos o que comemos e partir desse ponto de vista, manter uma alimentação equilibrada consiste no melhor conselho de bem-estar que esse blog aportará na sua vida.
Em outras palavras as bebidas probióticas fazem parte de uma dieta equilibrada e balanceada, fortificando o sistema imunológico e muito mais. Desse modo, nesse artigo vamos desvendar todos os segredos e benefícios do consumo de bebidas probióticas.
O que são os alimentos probióticos?
A fermentação de alimentos faz parte da gastronomia humana desde muitos séculos e não se sabe uma data específica desde quando ela começou. Contudo, se sabe que ela foi fundamental em muitos processos e receitas. Em outras palavras, um dos subprodutos de uma fermentação é o álcool, portanto desde a manufaturação de bebidas alcoólicas até a produção de bebidas probióticas a fermentação está diretamente envolvida.
Neste sentido, justamente por todos os benefícios aportados de uma bebida probiótica, elas estão conquistando novamente um lugar de destaque. De fato, estas bebidas são o resultado de um processo lento de fermentação de vários ingredientes em um líquido, como: água, leite ou vinagre. Assim sendo, pela versatilidade, junto com um sabor característico e suas propriedades probióticas, as bebidas fermentadas se converteram em uma alternativa muito atrativa neste setor.
Benefícios das bebidas probióticas
Da mesma maneira que é importante introduzir alimentos probióticos na nossa dieta, as bebidas fermentadas servem para a mesma finalidade. Em outras palavras, os probióticos são organismos vivos, fundamentalmente composto por uma simbiose entre bactérias e leveduras. Assim sendo estão entre as suas principais funções: a promoção de uma digestão saudável e o fortalecimento do sistema imunológico
Entre os aspectos mais importantes que influenciam como nos sentimos e como aparentamos, . Em outras palavras os alimentos fermentados são uma excelente maneira de introduzir probióticos na nossa dieta. Entretanto, além das bebidas, o Kimchi, o Miso, o Chucrute e o presunto curado também representam uma maneira eficiente de fortalecer a nossa flora intestinal.
Kombucha: a bebida probiótica mais famosa
Neste sentido uma das bebidas probióticas mais difundidas no mundo, é a Kombucha. Ela se trata uma bebida probiótica originalmente produzida na Ásia. Logo consiste em uma base de chá-verde açucarado e fermentado. Desse modo, uma colônia simbiótica entre bactérias e leveduras fermentam o chá-verde. Assim sendo, através da sintetização do açúcar, produzem: vitaminas, antioxidantes e probióticos.
Também conhecido popularmente por Scoby, a colônia de bactérias e leveduras é a responsável pela fermentação. Assim sendo, determinando todos os benefícios atribuídos de uma bebida probiótica. Além do mais a fermentação também produz, dióxido de carbono e álcool, além das propriedades probióticas, das vitaminas e sais minerais.
Kefir: um iogurte probiótico e sem lactose
Além da Kombucha outra importante colônia de bactéria também muito difundida na cultura popular é o Kefir. Ela também é uma excelente opção de bebida probiótica, a única diferença é que o Kefir fermenta outros tipos de elementos. Neste sentido, a primeira diferença entre o Scoby e o Kefir é que o Kefir fermenta a lactose encontrada no leite ou uma solução de água com açúcar.
Um fato curioso sobre o Kefir consiste na terminologia da palavra que significa bem-estar. Com uma origem também incerta, o Kefir faz parte da cultura popular desde muitos séculos. Portanto, como outra opção para produtos fermentados o Kefir é uma excelente opção. Inclusive para as pessoas que padecem de tolerância a lactose, já que a colônia do Kefir se alimenta desse tipo de sacarose.