chia

Mitos e verdades sobre como consumir chia

Com o intuito de promover uma alimentação mais balanceada, as sementes, fibras e cereais integrais ganharam um lugar de destaque no mundo da gastronomia. Não poderia ser diferente com um dos alimentos mais famosos: a chia.

Na realidade a chia é uma semente da planta Salvia Hispanica que é consumida já faz muito tempo. Em contrapartida, agora está no seu auge de popularidade sendo considerada até como um superalimento. Isso porque nas sementes é possível encontrar uma grande variedade de elementos importantes para a manutenção de uma dieta balanceada e saudável. Mesmo assim, é importante ressaltar que a chia é apenas um de muitos elementos de uma dieta saudável e balanceada. Dessa forma estar consciente dos mitos e verdades sobre esse incrível alimento é fundamental para poder aproveitar de todos os benefícios que essa semente promete.

Sementes de chia e da onde surgiram

As sementes de chia são muito conhecidas na América da onde são provenientes. Além do mais essas sementes também são famosas por constituir a dieta de civilizações ancestrais. Por essa razão não se sabe exatamente quando foi a primeira vez que foi consumida e cultivada. Atualmente a chia é produzida pelos países latinos como o Paraguai sendo o maior produtor exportador de chia do mundo.

Normalmente as sementes de chia são pequenas bolinhas uniformes, com uma cor escura característica. Além do mais a semente quando em contato com algum líquido o absorvem até perderem uma das suas características mais marcantes, a crocância.

Propriedades e benefícios para a saúde

Além de ser uma excelente opção para substituir alimentos ultraprocessados, a chia tem uma infinidade de benefício e propriedades. Dessa forma a chia ganha o status de superalimento. Ela contem em sua composição uma grande quantidade de proteínas, minerais, antioxidantes e vitaminas.

Outra de suas incríveis qualidade é a capacidade da chia de diminuir os sintomas da constipação. Seu conteúdo fibroso é muito elevado, embora também contenha um equilíbrio adequado entre fibras solúveis e não solúveis auxiliando ao bom funcionamento do intestino.

Existem contraindicações para o consumo de chia?

Inicialmente a chia já é considerada como um superalimento por conter todas os benefícios que se poderia esperar de um alimento. Contudo, nada em excesso será bom para o nosso organismo. Dessa forma o consumo de chia também deverá ser controlado. A recomendação de consumo diária não deveria passar de 30 gramas o que equivale a aproximadamente 3 colheres de sopa.

Em outras palavras, consumir mais que 30 gramas diárias poderá ter efeitos colaterais como: sensação de inchaço, gases e diarreia. Do mesmo modo, ela também poderá afetar o efeito de alguns medicamentos se a consumimos concomitante ao fármaco em questão. Já em relação a diabetes, vale ressaltar que a chia pode alterar o efeito da insulina.

Qual a melhor maneira de adicionar chia a sua dieta?

Sem margem para dúvidas, a forma mais simples de incluir a chia na nossa alimentação é adicioná-la em nossos lanches da tarde e café da manhã. Ela poderá sem incorporada em smoothies, sucos de frutas e vitaminas.

chia iogurte

Analogamente, além de serem preparações rápidas de executar, elas são levianas e cremosas de fácil digestão e absorção pelo nosso organismo. Porém, a chia pode ser um elemento curinga na hora de tomar o seu iogurte ou salada. Ela confere uma crocância natural, além de aportar o seu sabor específico.