Definição muscular: o corpo dos seus sonhos?

Qualquer pessoa já pensou pelo menos alguma vez na vida em ter aquele corpo definido e muito bem trabalhado. Dessa forma fazemos associação direta de um corpo esbelto com horas de treino na academia. Mas será essa premissa verdadeira?

Em outras palavras, o segredo para ter um corpo saudável e definido está na união de diversos fatores. Neles estão incluídos atividade física, mas também não podemos nos esquecer da importância da alimentação e do descanso. Ou seja, ter um corpo definido significa mudar o estilo de vida por completo, desde o momento em que se acorda até o momento de ir dormir.

Você sabe o que é necessário para poder definir o seu corpo?

Inicialmente a parte crucial do processo de definição é a dieta e a quantidade de calorias ingeridas durante o dia. Contudo, esse processo pode ser fracionado em duas etapas. A primeira seria a fase de aumento de volume e massa. Nesse processo a ideia é poder desenvolver o máximo possível a musculatura, mesmo que isso implique ganhar mais massa corporal e gordura.

Em outras palavras, a primeira fase é o momento de crescimento. Logo na segunda etapa do processo de definição dos músculos se inicia a etapa mais esperada: a definição. Ela consiste em uma redução das gorduras e uma manutenção dos músculos adquiridos no processo de crescimento.

Conselhos na hora de definir a sua musculatura

No final das contas não existe uma grande diferença entre o treinamento de hipertrofia e definição dos músculos. Porém podemos citar como uma das coisas que marca a diferença entre um e outro é o tempo de descanso e a intensidade das cargas.

Ou seja, na primeira fase de crescimento é importante sempre trabalhar o músculo com a intenção de sempre romper a sua resistência. Dessa forma as fibras musculares estarão em constante estresse promovendo a regeneração de suas células e consequentemente o aumentando o volume de massa muscular.

Rotinas que te ajudaram a definir os seus músculos

Nas academias existe uma enorme variedade de rotinas que podem ser implementadas na hora de desenvolver os músculos. Por essa razão, se você quiser gozar de um corpo forte e saudável, provavelmente existirá uma rotina que adapte a todas as suas necessidades.

Logo, um importante fator que define um treino de hipertrofia efetivo é o que possui o tempo mínimo de descanso, com poucas repetições e carga máxima. Assim, você poderá forçar o limite das suas fibras musculares, causando microlesões fibrilares que permitiram que a sua musculatura se desenvolva da maneira mais efetiva.

Qual a dieta ideal para definir os seus músculos?

Finalmente chegamos no tópico mais importante no processo de definição dos músculos: a alimentação. Esse será o maior clichê quando o tema é atividade física e esporte, mas isso porque é a mais pura verdade. Nós somos o que comemos nunca esteve tão certo e isso não poderia ser diferente se o seu objetivo é definir os seus músculos.

Inicialmente se você quiser ter uma vida saudável e com mais qualidade a alimentação tem que ser uma das suas principais prioridades. Da mesma forma que a alimentação é de extrema importância a ingesta de no mínimo dos litros de água diários são fundamentais para manter seu corpo funcionando da melhor maneira possível. Em suma, ter uma dieta balanceada e elaborada para obter os resultados que você deseja para o seu corpo é o primeiro passo antes de começar a treinar realmente.