Ansiedade por comer doce? Como evitar?

No mundo contemporâneo, mesmo com todas as possíveis comodidades que nos aporta a tecnologia, ainda somos uma sociedade ansiosa. Talvez quiça poderia dizer que ultimamente vivemos um período de estresse digital visto que as tendências e as modas são difundidas com muito mais facilidade.

Por essa razão uma das formas que encontramos de lidar com toda essa profusão de informação é desafogar nossas angústias em vícios. Um dos mais comuns e mais acessíveis é a uma das drogas lícitas mais poderosas do mercado alimentício: o açúcar. Por isso deveríamos estar atentos aos produtos ultraprocessados e que possuem em sua composição uma grande quantidade de açúcar.

Causas deste tipo de ansiedade

Agora, por que sentimos essa necessidade fisiológica de comer açúcar. A resposta é muito simples, porque o nosso cérebro desenvolveu uma resposta de recompensa através da secreção de endorfinas. Dessa forma associamos o consumo de açúcar com o prazer como se fosse um ciclo sem fim.

Portanto, a ansiedade gerada pela situação do vício é inevitável. Inicialmente poderíamos dizer que em determinados momentos do dia nos sentimos mais propensos a comer alimentos de fácil acesso. Normalmente aqui é onde o problema realmente começa. Ou seja, em determinados momentos do dia nosso corpo sofre um descenso nos níveis de açúcar no sangue, principalmente nos períodos de jejum de mais de 3 horas.

É possível controlar a ansiedade por comer doce?

Depois de compreender a raiz do problema com a ingestão de açúcar indiscriminadamente, é muito mais fácil poder controlar a ansiedade. Dessa forma, você conhecerá muito mais o seu corpo e poderá entender quais são os gatilhos que te levam a esse ciclo vicioso.

Ou seja, uma maneira de controlar a ansiedade por comer doce é conhecer a si mesmo. Em primeiro lugar, evitar estar tanto tempo em jejum, pelo menos nos primeiros meses. Mas também, vale ressaltar que essa não é uma corrida, assim que estar tranquilo e aceitar que existe um problema é fundamental para poder vencê-lo. Dessa forma ir sem pressa mas sem pausa é essencial para superar qualquer vicio e evitar a recaída.

Alimentos que podem substituir os doces

Com a crescente problemática do consumo indiscriminado do açúcar o governo e a indústria tiveram que tomar medidas para poder educar e proteger a população. Por essa razão é possível encontrar nas prateleiras dos supermercados produtos que não possuem açúcar. Além disso, produtos que são excelentes substituições para diminuir o consumo de produtos açucarados.

Dessa forma, uma das maneiras mais eficazes de substituir os alimentos artificialmente açucarados é optar pelos naturalmente doces. Em outras palavras, consumir frutas que possuem a forma natural do açúcar: a frutose. Esse monossacarídeo é mais difícil de ser digerido como a forma pura do açúcar refinado. Além do mais, o consumo de fruta te permitirá estar saciado por um período mais largo de tempo por possuir uma grande quantidade de fibras e outros elementos.

Conselhos que te ajudaram a acalmar a ansiedade

Habitualmente a ansiedade é uma reposta do nosso organismo ao estresse que estamos submetendo o nosso corpo por alguma situação. Seja essa situação crônica, que é caso dos vícios, ou esporádica que ocorre por imprevistos, acidentes, etc.

A primeira versão é a mais difícil de mudar por que já criamos um padrão cerebral para os gatilhos que iniciam o processo que gera ansiedade. Portanto o melhor conselho para poder acalmar e solucionar a ansiedade é conhecer seu próprio corpo. Ou seja, permitir saber e entender as suas limitações é o passo fundamental para poder mudar qualquer tipo de padrão que seja maléfico para a sua qualidade de vida.