amêndoa

Benefícios da amêndoa e o que você deveria saber

Existem vários alimentos que são verdadeiras armas na hora de organizar a sua alimentação. Dessa forma a amêndoa é um dos frutos secos mais famosos do mercado. Talvez seja pela sua capacidade de se adaptar facilmente a qualquer mercado ou pelas suas propriedades alimentárias.

Em outras palavras a amêndoa é um alimento curinga na hora de modificar os seus hábitos alimentários. Também é necessário apontar os benefícios no consumo das amêndoas em relação as gorduras boas, além de ser uma excelente fonte de vitamina E e magnésio.

Descrição desse fruto seco

Os frutos secos são uma fonte de alimento essencial para uma dieta rica em minerais essenciais e boas gorduras para o nosso organismo. Por essa razão é indicado consumir diariamente uma porção de frutos secos como a amêndoa.

Sem sombra de dúvidas a amêndoa é um alimento altamente energético. Ou seja, é uma excelente fonte de energia natural para as crianças e quem pratica esporte físico regularmente. Também é importante ressaltar que quase a metade da sua composição são lipídios. Com o predomínio de ácidos graxos insaturados, ácio oleico e ácidos graxos polinsaturados, a amêndoa é realmente uma semente muito valiosa.

Propriedades presentes na amêndoa

São muitas as propriedades presentes nesse maravilhoso fruto seco. Em primeiro lugar deveríamos citar os lipídios e o alto valor calórico. Sem esquecer também que, as amêndoas são uma excelente fonte de vitamina E e magnésio.

Um fato curioso é que de acordo com cada país, a gastronomia e geografia do lugar determinou uma utilidade específica para a amêndoa. Esse é o caso da Espanha com a produção de orchata também conhecida como leite de amêndoas, a orchata é um produto processado da amêndoeira.

Como nos beneficia o consumo de amêndoas

Dependendo da região que você viva é possível encontrar uma enorme variedade de espécies de amêndoas. Algumas delas até são impossíveis de serem consumidas pelo forte sabor amargo. Porém, as amêndoas mais encontradas no mercado são aquelas mais carnosas e praticamente doces.

Em primeiro lugar os benefícios da amêndoa são variados. Por exemplo, elas servem como um excelente alimento para poder substituir o consumo de açúcar e diminuir a ansiedade gerada pela fome. Ou seja, o consumo de amêndoa é muito favorável para a nossa saúde seja pelas suas qualidades nutricionais ou também pela sua capacidade de se incorporar a dieta facilmente.

A amêndoa na culinária

A amêndoa é considerada um elemento-chave na gastronomia de todo o mundo. Por essa razão é possível encontrar a amêndoa em pratos e receitas famosas de restaurantes renomados. Mas também no seu sorvete favorito ou como um aperitivo calórico antes de praticar alguma atividade física.

amêndoa chufa orchata

Um grande exemplo da amêndoa na gastronomia de um país é a famosa orchata da Espanha. Porém um fato curioso desse “leite” de amêndoas é que ele não é processado da semente, senão da raiz da planta. Elas são denominadas chufas, que são tubérculos pequenos em forma de nó muito similares a própria semente.