Os reais Benefícios de adotar uma Vida Fitness (+ Dicas)

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Todos nós já sabemos que sedentarismo não é algo bom para a saúde, pois aumenta os riscos de várias doenças, como a diabetes, a obesidade, as doenças cardiovasculares e muitas outras. Então bóra ter uma Vida Fitness?

Sendo assim, a prática de exercícios físicos é indispensável para a prevenção de vários males e para manter bem estar e boa forma.

Vida Fitness

Algo muito difundido nos dias de hoje é o conceito de fitness. Ouvimos falar em “moda fitness“, “vida fitness“, etc.

Mas, o que é fitness?

O termo fitness, de origem inglesa significa “bom condicionamento ou aptidão física“.

Esse conceito diz respeito a um padrão de treinamento que resulta em maior resistência e aptidão físicas para praticar qualquer atividade ou exercício físicos.

Fitness, além de ser um “pessoas praticando fitnessconceito”, é uma forma de vida, que envolve prazer e dedicação, visando o bem estar físico e psicológico.

Podemos perceber que, nos dias de hoje, muitas pessoas, principalmente jovens, passaram a optar por essa forma de vida, seja por vaidade, por hobbie, por esporte, por profissão ou por cuidado à saúde.

Podemos perceber também que o conceito de fitness, por vezes, acaba sendo distorcido, quando as pessoas ou academias o associam à busca insaciável pelo corpo perfeito.

Benefícios da vida Fitness

Os verdadeiros Benefícios Fitness

Quais são as vantagens em optar por uma vida fitness? Existem prós e contras? Há fatores de risco? Veremos.

Optar por uma vida que envolva cotidianamente a prática de exercícios físicos, naturalmente, pode trazer muitos benefícios à saúde e ao bem estar. Mas quais serão esses benefícios? Conheça alguns:

  • Maior resistência física;
  • Diminuição do risco de doenças cardiovasculares;
  • Prevenção ao sedentarismo e obesidade;
  • Diminuição do risco de diabetes;
  • Saúde mental;
  • Constante boa forma, dentre outros.

E os fatores de risco da Vida Fitness?

Quais os perigos de se fazer fitness?

Um sábio ditado popular é o de que não se pode pecar pelo excesso. E essa é uma grande verdade, porque, naturalmente, todo exagero faz mal.

O mesmo acontece com a prática de exercícios físicos, onde o excesso de auto-cobrança pode acarretar tantos malefícios físicos, como lesões ósseas ou musculares, quanto males psicológicos, como alguns distúrbios que podem ser altamente prejudiciais, como a vigorexia.

O excesso nesse caso pode também ocasionar problemas sociais, já que pode se tornar uma obsessão capaz de isolar a pessoa das demais. Portanto, é bom ter cuidado.

Outro fato é que não adianta caprichar nos treinos, se a alimentação não vai bem. Na verdade, não optar por uma alimentação balanceada pode ser um outro fator de risco.

9 dicas valiosas para exercitar-se de uma forma saudável

Confira algumas dicas de cuidados que se deve ter na prática de exercícios físicos:

  1. Não peque pelo exagero;
  2. Mantenha uma alimentação balanceada;
  3. Não busque resultados imediatos;
  4. Não se cobre demais;
  5. Certifique-se sempre de que está fazendo os exercícios da forma adequada, para evitar lesões nos músculos e articulação;
  6. Respeite os intervalos entre as sessões de exercícios;
  7. Respeite as suas limitações, não exagerando na carga de peso;
  8. Busque sempre a ajuda de um instrutor ;
  9. Visite periodicamente o seu médico, para monitorar a sua saúde.

Sendo assim, boa malhação e nunca se descuide!

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