Conheça absolutamente Tudo sobre Pilates (Guia para Iniciantes)

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Seja você praticante de alguma atividade física ou não, certamente que já ouviu falar em pilates, correto?

Nessa página você vai encontrar tudo o que gostaria de saber sobre pilates, então vamos lá!

Tudo sobre Pilates

16 respostas para as principais dúvidas…

Tudo sobre Pilates - O que é, se ele Emagrece, quais seus Benefícios...

Esse método está super em alta, principalmente aqui no Brasil, desde então temos conhecimento por atrizes e famosas que estão aderindo esta prática onde é publicado em propagandas, jornais, entrevistas seus reais benefícios.

E será que este tal de Pilates realmente traz bons resultados?!

Ou será que as famosas iriam se dedicar tanto em fazer posições de equilibristas de circo pra quebrar seus ossos ou ainda porque acham bonitinho subir nas alturas e fazer piruetas?! Estranho né?

Então conheça Os Porquês dessa prática ter caído no gosto popular e o porquê você deve começar a praticar pra “Ontém”!

Primeira dúvida:

Pilates emagrece?

Sim! Com toda certeza pode-se afirmar que o pilates ajuda a emagrecer.

Ele ajuda no crescimento dos músculos, os quais queimam grande número de calorias, fazendo com que o organismo trabalhe com mais agilidade sendo ótimo emagrecedor.

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O que é melhor: pilates ou musculação?

Entenda melhor quais seus benefícios...

Esta pergunta é frequente! Aí vai depender dos seus apenas dos seus objetivos.

O Pilates trabalha mais com o desenvolvimento do equilíbrio, respiração, definição, postura e bem estar

Por outro lado, se seu foco principal for o ganho de massa muscular, a prática da musculação é a mais indicada.

Ou seja, se você juntar o Pilates e a Musculação, a combinação será perfeita, pois a massa muscular que ganhar na musculação, você irá definir no pilates, além de estar trabalhando a força, respiração equilíbrio que também auxiliará na musculação.

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Quanto sai em média a hora/aula de pilates?

Fazendo uma média, pode-se dizer que sai em torno de R$ 30,00 à R$ 45,00 a h/aula.

Pilates define?

Sim. A definição muscular é um dos principais benefícios do pilates, pois trabalha intensamente o desenvolvimento e alongamento dos músculos.

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Os 22 Benefícios mais Importantes do do Pilates

  1. Maior flexibilidade
  2. Melhor funcionamento do sistema respiratório
  3. Equilíbrio
  4. Fortalecimento dos ossos e músculos
  5. Corrige a postura
  6. Melhora o humor
  7. Previne Lesões
  8. Reestrutura o corpo
  9. Alivia as dores musculares
  10. Definição muscular
  11. Aumenta a compreensão do próprio corpo
  12. Aumenta a força
  13. Desenvolve o controle muscular
  14. Faz com que o corpo e a mente trabalhem junto
  15. Aumenta a elasticidade
  16. Auxilia a coordenação motora
  17. Maior resistência
  18. Saúde para mente
  19. Fortalecimento dos músculos pélvicos.
  20. Alivia a ansiedade
  21. Melhora a circulação sanguínea
  22. Previne artrose e osteoporose

Qual o Ponto chave do Pilates para ter equilíbrio?

Para isso você deve contrair os músculos do abdômen. Para saber se estes músculos estão realmente contraídos, a sua coluna deve estar totalmente reta sem inclinações.

Qualquer pessoa pode fazer pilates?

Qualquer indivíduo pode fazer pilates, é indicado principalmente para pessoas idosas, para prevenir doenças nos ossos e articulações, e para adolescente que ainda seu corpo está passando por formações.

Grávidas inclusive podem praticar, pois é importante a atividade física para fortalecimento, no entanto deve ser feita uma avaliação preventiva e elaborado um plano de exercícios específicos.

Qual pilates é melhor, o solo ou o de aparelho?

Conheça melhor os dois tipos de pilates

Os dois proporcionam os mesmos benefícios, entretanto pode se dizer que:

Pilates solo: Os resultados dessa forma aparecerão antes, pelo fato de exigir mais esforço físico, ou ainda por não ter nada para auxiliar nos movimentos.

Pilates de aparelho: Existem molas, que auxiliam na prática dos movimentos, porém os princípios regra e resultados serão os mesmos em tempo mais longo.

São sempre os mesmos exercícios?

Existem níveis de exercícios, porém seu instrutor que vai orientar essas etapas sendo elas para iniciantes, intermediários e avançados.

Quais os princípios do pilates?

• Respiração: deve ser controlada, de modo que a expiração seja praticada no momento de maior esforço.

• Centro: é chamado também de “casa de força”, pois é a contração de 3 músculos que dão a sustentação para os órgãos internos e para coluna. Que são eles: as 4 camadas do abdômen, o assoalho pélvico e os flexores e extensores do quadril.

• Concentração: Deve concentrar-se totalmente já que os movimentos a serem realizados devem ser primeiramente guiados pela mente.

• Fluidez: Praticar os exercícios com leveza, sem se esforçar excessivamente.

• Controle: É uma harmonia de movimentos, porém deve manter-se concentrado para que seja destinado o esforço para o músculo desejado.

• Precisão: deve tudo estar na quantidade certa, exigindo esforço do músculo adequado.

Importante: No pilates deve dar prevalência para qualidade e não quantidade, você deve realmente sentir os músculos. Nada adianta repetir várias vezes os esforços sem haver precisão. Melhor fazer 1 vez bem feita do que 5 mal feita.

Quais os objetivos do pilates?

• Desenvolver a musculatura abdominal

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• Fortalecer e alongar os músculos
• Elimina a tensão do pescoço e ombro
• Desenvolver técnicas de respiração corretas
• Promover massagem à coluna e aos músculos ao redor
• Proporcionar bem star e flexibilidade ao corpo

Na primeira aula já vejo resultado?

Com certeza na primeira já notará alguma diferença, por exemplo, o bom humor e vai sentir-se mais alongada (o).

Porém quanto mais você fizer, consequentemente melhores serão os resultados.

Exige mais esforço que a musculação?

Se está acostumado com musculação, pode ser que sinta alguma diferença no começo, por o pilates exigir mais alongamento entre outras regras como na respiração, controlar a inspiração e a expiração.

Quantos dias devo fazer por semana, pra ter resultado?

O ideal é que sejam dias intercalados, no mínimo 2 vezes por semana.

Quem dá aula de pilates?

Normalmente são fisioterapeutas e personal trainers especializadas. Aulas de pilates são encontrada em clínicas e academias.

Posso fazer pilates e musculação juntos?

Certamente que seus resultados serão duplicados, pelo fato de ganhar massa na musculação e definir no pilates, além de aprender técnicas para a prática de atividade física.

No entanto devem ser intercalados os dias: um dia de pilates e o outro de musculação e assim por diante. Não realize a prática desses no mesmo dia.

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ATENÇÃO: Se você possui problemas cardíacos ou colunares consulte seu médico para saber se pode fazer pilates.

É importante fazer uma avaliação antes de começar fazer as aulas, e contar ao professor se possuir algum problema de saúde.

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