Tomate Ajuda na Recuperação Muscular (Saiba Quanto Tomar)

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Olá leitor do Medidas Perfeitas, tudo bem? Aqui é a Nutricionista Bruna Navarro e hoje o assunto será: “Tomate ajuda na recuperação muscular?

Já faz algum tempo que o tomate é conhecido como um potente alimento antioxidante, participando na prevenção de diversas doenças, tendo o câncer de próstata como a mais conhecida.

Por ser rico em licopeno (antioxidante), o tomate está sendo muito usado na nutrição esportiva por ter a capacidade de reduzir danos no DNA da célula através da modulação dos radicais livres provocado pelo exercício.

Tomate Ajuda na Recuperação Muscular

Ok, o tomate ajuda na recuperação muscular, MAS…

Quanto que devo tomar?

Estudo publicado em 2012 constatou que esse efeito pode ser observado quando participantes consumiam 150ml de suco de tomate industrializado (15mg de licopeno) por um período de 35 dias após 20 minutos de exercício exaustivo (no estudo foram utilizadas bicicletas com 80% da frequência cardíaca máxima).

Em Janeiro deste ano, outro artigo foi publicado demonstrando que o consumo diário de 100ml de suco de tomate industrializado após exercício de alta intensidade apresentou uma resposta mais significativa na diminuição do dano celular ocasionado pelo treinamento.

Com isso, o suco de tomate torna-se um grande aliado para atletas, promovendo recuperação muscular mais rápida e consequentemente melhor rendimento nos treinos.

Obs: CUIDADO COM O SUCO INDUSTRIALIZADO DE TOMATE POR CONTER UM TEOR ELEVADO DE SÓDIO.

Fontes da pesquisa:
Harms-Ringdahl, M; Jenssen, D; Haghdoos, S. Tomato juice intake suppressed serum concentration of 8-oxodG after extensive physical activity. Nutrition Journal 2012, 11:29.
Tsitsimpikou, C.; et al. Administration of tomato juice ameliorates lactate dehydrogenase and creatinine kinase responses to anaerobic training. Food Chem Toxicol. 2013 Jan 3.

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