Entenda o por que Engordamos e confira 17 dicas para Evitar as Gorduras Extras

1

Olá leitor(a) do Medidas Perfeitas, tudo bem? Nessa página você vai entender o por que engordamos (principais motivos) e vai conhecer dicas nutricionais que previnem você daquelas indesejáveis gordurinhas extras.

Entenda o por que Engordamos e confira 17 dicas para Evitar as Gorduras Extras

Animal x Ser Humano

Você já percebeu que os animais dificilmente se tornam obesos? Instintivamente, eles comem o suficiente para as suas necessidades de crescimento, desenvolvimento e manutenção.

O animal selvagem, desde que tenha oferta de alimentos, come o suficiente para a sua manutenção, enquanto o ser humano vai além.

Este pode deixar-se atrair por alimentos apetitosos e consumir muito mais do que o necessário para o seu gasto calórico.

Por que engordamos mais se comparado aos animal?
O instinto do ser humano…

No ser humano, as mães, preocupadas em alimentar bem seus filhos, acabam estimulando-os a comer mais do que deveriam. Isto em quantidade, não em qualidade.

Aí que surge a obesidade…

Práticas como essa vão criando hábitos de ingerir mais do que o suficiente para o gasto calórico.

Tais costumes fazem com que os indivíduos sejam levados, aos poucos, a um aumento progressivo e lento de seu tecido adiposo.

O tecido adiposo consiste em aglomerados de células que possuem a característica de captar gordura que vem através da circulação a partir dos alimentos ingeridos.

Esta gordura é depositada nessas células adiposas, formando armazenamento de gordura.

Em nosso país existem muitas comunidades que passam fome por falta de recursos. Porém, em considerável parte da população, o hábito de comer demais, especialmente consumindo alimentos altamente calóricos e nem sempre de boa qualidade nutricional, está expandindo-se.

E isso por muitas razões, confira algumas delas:

Por que engordamos? 7 explicações bem comuns…

7 explicações bem comuns...

1 – O preparo da comida saudável é mais difícil, principalmente porque há menos tempo para isso. A vida agitada dificulta o hábito das donas de casa de se dedicarem por mais tempo ao preparo das refeições da família, o que inclui o tempo para as compras dos alimentos e, em especial, de vegetais frescos;

2 – É muito mais fácil adquirir alimentos pré-preparados, ou congelados, reduzindo as tarefas caseiras;

3 – Os horários das refeições também acabam sendo sacrificados;

4 – As pessoas vão se adaptando a comer o que é mais fácil e, obviamente, com muito menor valor nutricional e, lamentavelmente, muito mais calórico;

5 – Ocorre que as pessoas tentam proteger-se, reduzindo o número de refeições/dia, sacrificando principalmente o desjejum;

Muita atenção
A falta de tempo é um dos principais fatores
que levam a obesidade

6 – Na hora do almoço, a falta de tempo suficiente favorece que a maioria das pessoas tente consumir lanches rápidos e baratos, geralmente incluindo pão com embutidos, maionese, ricos em gordura, proteínas, açúcar e poucos, ou nenhum, ingredientes vegetais;

7 – Outro fato, aparentemente inocente, mas que já ficou evidenciado como um dos fatores mais envolvidos no aumento de pessoas com excesso de peso corporal, é o hábito das crianças de permanecerem por horas/dia sentadas em frente à televisão, assistindo a programas atraentes que prendem sua atenção.

Geralmente as mães até gostam disso, pois os filhos ficam quietos e seguros em casa. Porém, essa rotina vicia as crianças a uma tarefa que não exige esforço, e distrai com menos atividade física, muitas vezes acompanhada de consumo de gulodices.

Eu comento esses erros anteriores! O QUE DEVO FAZER?

A grande solução: Reeducação Alimentar

Reeducação Alimentar significa adotar novos hábitos de alimentação, o que não é tão simples como pode parecer.

Cada um de nós traz de casa uma série de práticas alimentares, hábitos e costumes ligados à comida que aprendemos de nossos pais e avós.

Além disso, somos submetidos à mídia, especialmente da televisão, com propagandas cheias de cores e “sabores”.

E nós, como nossos filhos, adotamos o hambúrguer, o cheese-búrguer, o cheese-isso, o cheese aquilo, o fast-food regado a catchup e maionese.

Pois a reeducação alimentar consiste em substituir essas tentações por pratos balanceados, equilibrados com saladas, grãos e um pedaço de carne magra.

Nem precisamos fugir do sanduíche, da feijoada ou do torresmo em fins de semana. Força de vontade é sempre necessária, mas é preciso não transformar os novos hábitos em algo sofrido e desagradável.

O importante é acostumar-se no dia-a-dia a uma refeição completa para manter nosso organismo funcionando bem e com a menor quantidade de calorias.

17 Atitudes Nutricionalmente Corretas

1 – Coma muita variedade: assim você garante energia, proteína, vitaminas, minerais, fibras, gorduras suficientes para uma boa saúde;

2 – Grãos, vegetais e frutas com fartura: eles têm pouca gordura e fornecem a maior parte dos nutrientes de que você precisa;

3 – Vegetais frescos todo dia: principalmente cenoura, nabo abóbora, batata-doce, couve, repolho, espinafre, agrião e outros verdes;

4 – Prefira as frutas inteiras: elas têm mais fibras do que os sucos, e mastigá-las facilita a assimilação de todos os nutrientes;

5 – Procure fibras: em cereais integrais cozidos ou em flocos, frutas cruas e vegetais com casca, feijões em geral;

6 – Experimente: pães integrais de trigo, centeio, aveia, milho, mingau de grãos. Faça panquecas e waffles com farinha integral;

7 – Varie os feijões: sempre deixando de molho antes de cozinhar (troque a água para evitar fermentação intestinal);

8 – Evite gorduras: é a melhor prevenção contra o aumento de peso, ataque cardíaco e certos tipos de câncer;

9 – Não frite as carnes: procure assar, cozinhar ou grelhar. Antes de temperar, retire a gordura e a pele de aves e carnes. Coma mais peixe;

10 – Reduza os churrascos e os assados na brasa: a fumaça que impregna as carnes é cancerígena;

11 – Use menos margarina e menos manteiga, óleo e banha: prefira leite desnatado e queijos magros, azeite de oliva;

12 – Prestigie as vitaminas A e C: Coma laranja, pêssego, morango, melão, couve, espinafre, agrião, brócolis, repolho, batata-doce e cenoura;

13 – Tempere os vegetais: com ervas, especiarias e gotas de limão;

14 – Use açúcar com moderação: uma dieta rica em açúcar tem muitas calorias e nutrientes de menos, engorda sem nutrir, afeta dos dentes e está ligada a vários tipos de doença;

15 – Use sal com moderação: você reduz seu risco de pressão alta;

16 – Beba pouco álcool: bebidas alcoólicas fornecem calorias, mas não nutrientes. Beber engorda e causa outros tipos de problema;

17 – Mantenha o peso adequado: isso reduz suas chances de ter pressão alta, doença cardíaca, derrame, diabetes, certos tipos de câncer, etc.

Conheça quais são os Melhores Exercícios que Emagrecem em Apenas 8 Semanas (ou Menos)

Está a procura de um emagrecimento rápido e definitivo?

Que tal conseguir esse resultado em 8 semanas ou menos e eliminar para sempre sua barriga?

É isso que o “Sistema de Emagrecimento Queima de 48 Horas 2.0“, criado pelo personal trainer Vinícius Possebon, promete realizar! São exercícios simples que você pode fazer em sua própria casa e que não necessitam de aparelhos.

Clique aqui ou no banner abaixo e assista o vídeo, enquanto ele ainda está no ar, e saiba como começar a emagrecer a partir de Agora!

Os Melhores Exercícios para Emagrecem em Apenas 8 Semanas

Share.