Saiba o que Comer Antes e Depois do Treino (+ Resultados!)

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Olá, meu nome é Giovana Guido, sou atleta Fitness na categoria “Bikini” e formada em Nutrição Esportiva. Hoje você vai saber o que comer antes e depois do treino para melhorar seus resultados na academia.

Muitos atletas e/ou pessoas fisicamente ativas não dão a devida importância sobre o que comer antes e depois do treino.

Existem muitos casos de indivíduos que se exercitam em jejum ou que na vontade de emagrecer tomam só um chazinho com uma torrada, por exemplo.

E quando alguns saem da academia e vão fazer outras coisas que não seja comer? Esse comportamento é totalmente errado. Então o que comer antes e depois do treino?

O que comer Antes e Depois do Treino – Boa alimentação é fundamental

Saiba o que Comer Antes e Depois do Treino

Se você tem um objetivo traçado – seja ele aumentar massa muscular, eliminar gordura ou melhorar performance esportiva – saber o que comer antes e depois do treino é crucial para que seu objetivo seja atingido mais rápido. Então, perca o hábito de ficar em jejum antes e após.

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O que comer Antes do Treino

Qual a importância?

A refeição antes do exercício deve conter nutrientes para fornecer energia, aumentar força e resistência, evitar fome e hipoglicemia durante o treino, manter um bom estado de hidratação e evitar catabolismo muscular (quebra de aminoácidos no músculo).

Quando bem nutrido, você poderá se sentir mais bem disposto, forte e resistente ao esporte.

O que comer?

Você pode fazer uma refeição completa de 3-4 horas antes (almoço ou jantar, café da manhã reforçado ou lanches intermediários reforçados).

Consuma arroz + feijão + carne magra + salada ou uma massa com proteínas, como macarrão com molho de atum ou frango) ou uma refeição mais leve de 1-2 horas antes (suplementação de whey protein com maltodextrina, lanche natural com pão integral, vitamina com fruta e cereal, granola com iogurte, banana com aveia e mel, batata doce com peito de frango, biscoitos integrais com requeijão e iogurte desnatado, shake de hipercalórico, etc.).

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O que comer depois do treino

Qual a importância?

Agilizar recuperação muscular e do organismo como um todo, repor os estoques de glicogênio, reconstruir fibras musculares, repor os líquidos perdidos, alimentar as células do sistema imunológico e renovar o corpo para o próximo treino.

Ao se alimentar logo após, seus músculos se tornam mais fortes e resistentes, afinal, não terão que se esforçar para buscar nutrientes de outros locais do corpo.

O que comer?

O ideal é uma refeição logo após o término do exercício, com uma tolerância de 30 minutos. Sugestões: whey protein com dextrose, lanche natural com pão branco, suco de frutas, vitamina de frutas, batata inglesa com carne ou frango, sopa de legumes com frango e macarrão, isotônicos, água de coco, bolo comum, etc.

Garanta que essas refeições sejam feitas corretamente e em breve você notará diferenças, não deixando é claro, de organizar o restante das refeições do dia e realizando seus treinos com disciplina.

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Bons treinos!

Referências:

KLEINER, Susan M.; GREENWOOD-ROBINSON, Maggie. Nutrição para o treinamento de força. São Paulo. Editora Manole, 2002.
BIESEK, Simone; GUERRA, Isabela, ALVES, Letícia Azen. Estratégias de nutrição e suplementação no esporte. Editora Manole, 2005.
MAUGHAN, Ronald J.; BURKE, Louise M. Nutrição esportiva. Editora Artmed, 2004.
Saiba o que Comer Antes e Depois do Treino

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Giovana Guido, atleta Fitness e Nutricionista Esportiva.

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