Não Consigo Emagrecer. Confira 7 Erros Comuns que Impedem que Você Emagreça

0

Este texto foi desenhado para ser uma espécie de jogo (Não consigo emagrecer). Nele, serão apresentadas 7 situações corriqueiras na vida de quem está tentando emagrecer, e em cada situação, há um erro grave, que no final das contas, acabará sabotando os esforços de emagrecimento.

Então vamos lá. Você lerá primeiro as situações, e por fim, verá se acertou as respostas e qual a explicação de cada uma delas.

Não Consigo Emagrecer

7 Situações Comuns

Não consigo emagrecer - 7 erros

Não consigo emagrecer - Erro 1SITUAÇÃO 1 – Fernanda é uma garota que tem uma relação um tanto quanto delicada com a comida. Adora um doce, massas, chocolate, mas isso acaba fazendo aquelas gordurinhas indesejáveis aparecerem.

Então ela resolve que “agora vai”, e começa a diminuir a quantidade de comida no prato, para segurar a onda. Além disso, também resolve pular uma ou outra refeição, e substituir uma ou outra por sopas ou shakes.

No começo tudo vai bem e ela realmente perde peso. Mas bastam alguns dias para bater uma fome absurda. Isso sem falar que Fernanda não tem mais disposição para nada.

Tudo isso parece um sacrifício imenso, e…. Hmmm, deu uma vontade de tomar um sorvete… Só um pouquinho, não vai fazer diferença.

Uma semana depois de todo esse sacrifício, a balança estancou. E mais uma vez, Fernanda desanima e larga a dieta.


 

Não consigo emagrecer - Erro 2SITUAÇÃO 2 – Rosana já leu tudo o que podia e que não podia sobre emagrecimento. Graças a isso, não come NADA que seja muito gorduroso.

Só compra produtos com baixo teor de gordura. Carne, só se for magra e grelhada. Nada de frituras. “Estou no caminho certo”, pensa.

O problema é que ela sente uma fome de leão, que parece que não passa nunca. O tempo todo. E fica difícil resistir a isso, Rosana acaba sempre pensando em comer algo. E claro, acaba sucumbindo. E nada de a balança descer.


 

Não consigo emagrecer - Erro 3SITUAÇÃO 3 – Maria Cristina, desde que decidiu emagrecer, tenta ser rata de academia. No começo tudo correu bem, mas com o tempo isso está se tornando uma sessão de tortura. Isso porque ela se concentra em passar boa parte do tempo na esteira, na chamada “zona de queima de gordura”.

Só que ela não aguenta mais a monotonia. Já botou música no tocador de mp3, já tentou se exercitar com uma amiga, enfim, de tudo um pouco.

E agora está piorando, porque o trabalho está começando a tomar o tempo que pode gastar na academia, e claro, 10 minutos de esteira não vão adiantar nada. E pra piorar, no começo ela estava perdendo peso, mas depois de um tempo, a coisa estancou, mesmo ficando mais tempo na esteira.


 

Não consigo emagrecer - Erro 4SITUAÇÃO 4 – Rodrigo sempre foi gordinho, e também sempre viveu numa luta intensa com a balança.

Procura sempre levar uma vida saudável, e por conta disso, decidiu cortar os refrigerantes. Deu preferência aos sucos, que toma em todas as refeições, e também nos lanches. Procura sempre os sucos mais naturais, feitos de frutas frescas.

Ainda assim, emagrecer não está sendo fácil para ele.


 

 

Não consigo emagrecer - Erro 5SITUAÇÃO 5 – Mariana também vive de dieta. Até consegue se controlar bem nas refeições, mas seu grande problema é beliscar.

Sempre que está “de bobeira”, acaba batendo aquele tédio, e ela vai dar um pulo na cozinha, procurar um chocolate, um biscoito, e por aí vai.
Com isso, fica difícil obter qualquer resultado. Mariana está cada vez mais frustrada.


 

 

Não consigo emagrecer - Erro 6SITUAÇÃO 6 – Roberta é uma pessoa emocionalmente vulnerável. Com frequência, fica triste ou ansiosa com os problemas de trabalho, relacionamento, e afins.

Durante essas crises, ela acaba afundando as mágoas num pote de sorvete ou uma barra de chocolate. Aquilo a faz se sentir melhor, impressionante.

O problema é quando a “onda” passa. Roberta se sente um lixo, um fracasso. E cada vez engorda mais.


 

Não consigo emagrecer - Erro 7 SITUAÇÃO 7 – Ainda Roberta. Ela está cada vez pior, porque sim, deseja emagrecer e sabe o que tem que fazer. Afinal, todo mundo sabe. Só que parece ser mais forte que ela.

Todas essas tentativas e NADA de resultado. Isso só faz com que ela se sinta ainda mais fracassada. “A culpa é minha! Não tenho disciplina, não tenho força de vontade. Nunca vou conseguir emagrecer… Ai, vou comer um chocolate!

Não Consigo Emagrecer

7 Soluções

CONFIRA ABAIXO AS RESPOSTAS E EXPLICAÇÕES

Não consigo emagrecer - Solução 1SOLUÇÃO 1 – Fernanda comete um erro grave ao diminuir a quantidade de comida.

O senso comum nos manda comer menos, cortar as calorias, só que isso é um verdadeiro tiro no pé por um sem número de motivos. Alguns deles:

  • Seu corpo vai entrar em “modo de economia”, reduzindo o metabolismo, e assim você emagrecerá mais devagar ou até vai parar de emagrecer.
  • Você vai sentir uma fome louca, e aí fica difícil resistir
  • Isso causará tanto sofrimento ao seu cérebro que ele fará de tudo para te sabotar: tentações, tremedeiras, cansaço, falta de disposição, sonolência.

Com tudo isso, desistir torna-se fácil. Esse é um dos reais motivos pelos quais as dietas restritivas não funcionam e nunca funcionarão!

Enfim, o erro de Fernanda foi atentar para a quantidade, e não para a QUALIDADE do que ela comia.

Buscar alimentos mais nutritivos e saciantes, ricos em fibras, proteínas e sim, gorduras saudáveis. Investindo na qualidade do que come, Fernanda poderia até se dar ao luxo de comer tanto quanto, ou até mais, e ainda assim emagrecer. E sem passar fome ou lentificar o metabolismo.


 

Não consigo emagrecer - Solução 2SOLUÇÃO 2 – A guerra às gorduras foi um erro de consequências catastróficas.

Partiu-se da premissa que “se você está engordando, a culpa é da gordura”. Mas o tempo passou e apesar das recomendações dos especialistas, os níveis de obesidade só aumentam. Algo estranho, não?

O problema é que a gordura foi pega para Cristo, quando na verdade, a culpa não era dela. Para entendermos isso, precisamos falar de um hormônio chamado insulina.

A insulina é secretada em resposta a aumento da glicose no sangue. E um de seus efeitos é fazer o corpo guardar gordura. Só que quem dispara a insulina são os carboidratos, em última análise. A gordura apenas estava no lugar errado e na hora errada.

Então a solução é simplesmente comer menos gordura, certo? Não exatamente. Isso também funciona, só que ao tirar a gordura da dieta, você perde o efeito saciante dela. E sem essa saciedade, você vai sentir fome praticamente o tempo todo. Exatamente o que aconteceu com Rosana.

Uma solução melhor seria evitar que tanta insulina fosse secretada, o que reduziria naturalmente o acúmulo de gordura, facilitando o trabalho de queima desta. Ou seja, reduzir os carboidratos.


 

Não consigo emagrecer - Solução 3SOLUÇÃO 3 – Maria Cristina com certeza não está sabendo dos estudos mais recentes sobre formas de queimar gordura com exercícios físicos.

Um dos maiores avanços foi a descoberta do chamado efeito “afterburner”. Quanto mais intenso for o seu exercício, ele será capaz de gerar gasto energético por HORAS depois.

Só que nós não conseguimos fazer exercício intenso por muito tempo. Para ficar horas na esteira, você tem que ir em uma velocidade no máximo moderada. E essa intensidade não causa o efeito “afterburner”.

E o que os estudos comprovaram? Quando você faz exercícios onde alterna esforços muito intensos com curtos intervalos, você, graças ao efeito “afterburner”, gasta mais energia do que se ficar um longo período na esteira.

E isso sem falar que exercícios muito prolongados acabam “comendo” a sua musculatura, o que acaba reduzindo o metabolismo. E também aumentam a secreção de cortisol, o hormônio do estresse, que dificulta o emagrecimento.


 

Não consigo emagrecer - Solução 4SOLUÇÃO 4 – Rodrigo caiu numa lenda urbana, que é tão senso comum que fica difícil desmentir. Todo mundo acredita que sucos são saudáveis e ajudam a emagrecer. Nada mais errado!!!

Pense num copo de suco de laranja feito na hora. Aquele copo tem o açúcar de pelo menos umas 4 laranjas. E você também acaba perdendo fibras no preparo, que são importantes para reduzir a absorção de glicose (que dispara a insulina, que você já sabe o que causa).

Sucos são meras calorias vazias. Além de serem uma bomba de açúcar, o estômago consegue esvaziar-se rapidamente, por se tratar de um líquido, e esses dois efeitos por si só causarão mais fome.

E como emagrecer com fome? Para aqueles que ainda preferem sucos mais elaborados, achando que isso vai causar saciedade, eu pergunto: E se ao invés de beber esse suco, você comesse uma boa refeição?

Aliás, caso não saiba, é possível reduzir seu consumo de açúcar em inacreditáveis 40%, bastando parar de consumir sucos e refrigerantes.
Solução: Use um mandamento de pessoas magras: Não beba calorias!


 

Não consigo emagrecer - Solução 5SOLUÇÃO 5 – Você provavelmente achou que o erro de Mariana é beliscar, certo? Quase. Vai um pouco além disso.

O erro de Mariana foi ter um monte de besteiras disponíveis em casa. Simples, se você não está com as besteiras ao seu alcance, você não pode comê-las!

Fazer compras de forma inteligente é uma bela forma de impedir que esses produtos tentadores entre na sua casa. Vale aqui o ditado: O que os olhos não vêem o coração não sente!


 

Não consigo emagrecer - Solução 6SOLUÇÃO 6 – Roberta sofre de um mal chamado de alimentação emocional. E isso é causado por determinado grupo de alimentos que são capazes de causar uma boa sensação em nosso cérebro. Eu falo de açúcar e de qualquer coisa que se transforme em glicose no nosso organismo.

É comprovado que esses alimentos agem em uma área cerebral relacionada ao prazer. Daí quando a pessoa está se sentindo mal, aquilo causa um alívio temporário. É por isso que, sem saber, você fica triste e ataca sorvete, doces, chocolate, etc. Já viu alguém ficar triste e comer alface? Pois é.

Uma forma simples de combater esse mal é usar o melhor e mais potente antidepressivo que existe na face da Terra, capaz de aumentar a secreção de dopamina no cérebro, que causa uma sensação boa e estabiliza o humor. E esse santo remédio se chama atividade física!


 

Não consigo emagrecer - Solução 7SOLUÇÃO 7 – Acredito que você ficou confuso agora, sem saber onde Roberta errou.

E a verdade é: O erro de Roberta é achar que a culpa é dela! Duvida? Vamos lá:

Lembra da área cerebral estimulada pelo açúcar? Essa área se chama nucleus accumbens e se localiza na parte cerebral mais antiga, em termos evolutivos. Essa parte é responsável pelo nosso instinto de sobrevivência, e sob situações de estresse, é ela quem comanda.

E caso você não saiba, drogas como a cocaína e a heroína também atuam nessa área. E quando a sensação boa passa, você deseja mais daquilo. Isso acaba virando vício!

E quando a pessoa deseja aquela “droga”, mesmo sabendo que não deve, quase nada é capaz de impedir, justamente porque a parte cerebral mais antiga dá a última palavra.

Agora vem o dado alarmante:

O AÇÚCAR AGE IGUAL A ESSAS DROGAS. E pior, um estudo feito em ratos estimou que ele vicia assustadoras 8x mais que a cocaína.

Mas antes de apontar o dedo e acusar Roberta de se viciar, é preciso entender o meio que nos cerca.

Imagine que você criou um produto alimentício, e que se você adicionar uma certa substância, isso fará o consumidor querer mais e mais daquilo, sem controle algum.

Você ficará milionário em pouco tempo, não? E eu vou deixar que você tire suas próprias conclusões sobre a verdadeira conspiração que existe no mundo de hoje, para que pessoas como Roberta se tornem viciadas em comida.

Num mundo com tanta disponibilidade e propaganda de alimentos ricos em carboidratos, e com tanta desinformação sobre nutrição saudável, você acha justo apontar o dedo e dizer que Roberta tem culpa?

Ela não passa de uma vítima. E para sair dessa, o primeiro passo é saber o que está acontecendo, para depois tomar as medidas (leia-se eliminar a droga viciante) adequadas.

Não Consigo Emagrecer

Conclusão

Se você acertou tudo, meus parabéns, e eu acredito que já esteja emagrecendo com sucesso.

E se você errou um ou mais, ou mesmo tudo, meus parabéns também. Você acabou de ler algo que vai te causar uma coceirinha. Que eu desejo que seja o começo de sua transformação, rumo ao corpo dos seus sonhos.

Descubra mais visitando o Comece a Emagrecer.

 

Dica Especial para as Mulheres: quer Emagrecer Definitivamente em Apenas 6 Semanas?

Já ouviu falar no Programa Corpo de 21? O Programa de Emagrecimento CORPO DE 21 é o sistema IDEAL para você que quer emagrecer definitivamente de forma simples e altamente eficaz.

Um curso completo de 6 semanas que você precisa no máximo se dedicar 21 minutos por dia para atingir finalmente o seu peso ideal.

Foi criado para você mulher que está cansada dos mesmos modelos de emagrecimento e procura uma forma eficiente de emagrecer e não voltar a engordar!

Quer conhecer melhor o Programa Corpo de 21? Então Clique Aqui ou no Banner logo abaixo e assista a apresentação completa!

Share.