Fazer muito exercício Faz Mal! – Conheça o “Overtraining”

0

Praticar atividades físicas é altamente recomendado por médicos porque essas atividades estão diretamente ligadas à saúde do corpo. Mas você sabia que fazer muito exercício faz mal?

Quando são praticados na medida certa, corretamente ou supervisionados, os exercícios físico só trazem benefícios à saúde.

Por outro lado, é necessário ter muita atenção para os excessos e execução das atividades físicas.

Um motivo que leva grande parte das pessoas a frequentarem as academias ou se exercitarem em casa é aparência.

Atualmente, em muitos casos, um corpo malhado é sinal de beleza. É nessas horas que o excesso e a ânsia de alcançar o corpo ‘ideal’ podem colocar a saúde em risco.

Fazer muito exercício faz mal!

Fazer muito exercício FAZ MAL! - Conheça o "Overtraining"

O excesso de exercícios: ‘overtraining’

Tudo que é excessivo prejudica.

O excesso de exercícios físicos é conhecido pelo nome “overtraining”, que é um grande inimigo das atividades físicas.

Nesses casos, a pessoa, querendo alcançar logo os resultados desejados, pratica muitos exercícios de forma errada, aguardando um tempo insuficiente para descanso entre uma atividade e outra. Isso também é comum em casos de pessoas que se preparam para competição.

O overtraining, muitas vezes, também leva a pessoa a uma dieta incorreta, que não supre as necessidades de quem pratica exercícios físicos. Outros problemas ocasionados pelo overtraining é a insônia, irritabilidade, estresse e falta de apetite.

Cuidado com outro fator importante, a Vigorexia

Praticantes de exercícios físicos excessivos passam a ter grande predisposição a um distúrbio, que se chama vigorexia.

Esse distúrbio faz com que a pessoa tenha uma imagem distorcida de si e comece a adotar posturas totalmente prejudiciais, como treino em excesso e uso de anabolizantes.

A preocupação com a aparência torna-se obsessiva e há sempre o sentimento de insatisfação com a própria imagem.

A pessoa, por mais que esteja magra, sempre se enxergar gorda, ou por mais que esteja forte, se enxerga fraca. O comportamento é bem parecido com o comportamento de anoréxicos.

Esses excessos são muito prejudiciais à saúde, podendo causar insuficiência renal e hepática, problemas vasculares.

Exercícios físicos mal feitos

Assim como o excesso, a realização de exercícios físicos de forma inadequada podem danificar o corpo.

É necessário observar se os aparelhos estão bem posicionados e se as séries e tempo de exercícios estão adequadas ao corpo de cada um.

Outra questão a ser observada é se os exercícios, que podem estar incorretos, estão ou não prejudicando o corpo.

Exercícios inadequados podem causar lesões nos ombros, joelhos e cotovelos e coluna. Por isso, o acompanhamento feito por um profissional da área é muito importante.

 

5 dicas para praticar exercícios físicos de forma SEGURA

  1. Respeite o tempo de descanso: não tenha pressa em fazer os exercícios, pois o descanso entre um e outro é muito importante;
  2. Busque sempre a ajuda de um profissional: caso tenha alguma dúvida na academia, peça ajuda ao instrutor, e busque sempre ter acompanhamento do médico ou do nutricionista;
  3. Faça avaliação física periódica: isso é importante não só para saber dos resultados alcançados, mas para avaliar se o seu corpo foi danificado de alguma forma;
  4. Alimente-se bem: uma alimentação adequada é importante em qualquer situação, mas quem pratica exercícios físicos deve ter atenção redobrada;
  5. Tenha paciência: desrespeitar as instruções dadas e abusar dos exercícios pode somente causar danos sérios à sua saúde. Portanto, respeite as suas limitações e não tenha tanta pressa para alcançar os seus resultados.

Pratique exercícios com responsabilidade e respeite o seu corpo. Use as atividades físicas a seu favor e não contra a sua saúde.

 

Já pensou em Ganhar Músculos Definidos e Queimar Gorduras em apenas 47 dias?

Conheça a Fórmula 47. Um método Infalível de Queimar Gordura e ganhar Massa Muscular Definida em apenas 47 dias.

Com a Fórmula 47 você vai aprender:

  1. Como ganhar até 5kg de Massa Muscular em 47 dias
  2. Como queimar até 8% de Gorduras em 47 dias
  3. Como melhorar seu condicionamento físico em 47 dias
  4. Como construir um abdômen definido em 47 dias
  5. Como ganhar mais força e foco mental em 47 dias
  6. e muito mais !!!

Clique aqui ou no banner abaixo e conheça a Fórmula 47 !

Share.