A Diferença entre Diet, Light e Zero – (E qual é melhor para Emagrecer)

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Na hora de fazer dieta, sempre surge aquela dúvida: diferença entre diet, light e zero? Qual têm menos calorias? Eles estão livres de açúcar? Qual é mais indicado para dietas?

Por causa dessa dúvida frequente entre os consumidores que muitas vezes fazem a ingestão dos produtos de forma equivocada, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), criou definições de light e diet, normatizando produtos, embalagens e rótulos.

Entenda qual a diferença entre diet, light e zero

A Diferença entre Diet, Light e Zero

O que é light?

Um produto só pode ser considerado light se apresentar, no mínimo, 25% de redução de determinado nutriente, em comparação com o produto não light, como gorduras, calorias, açúcares, sódio e outros nutrientes.

Um exemplo de produtos light é o leite e derivados light que apresentam a redução dos níveis de gordura. O molho shoyo e o sal light são outros exemplos, pois apresentam uma redução dos níveis de sódio.

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Produto Diet…

Os alimentos diet não possuem açúcares, mas podem também não possuir proteínas ou gorduras. Um produto só pode ser considerado diet quando realmente não possui algum nutriente.

Os produtos diet são normalmente consumidos por diabéticos.

E, com relação ao emagrecimento, é importante saber que esses produtos, diferente das versões light, nem sempre terão menos gorduras. Na verdade, em alguns casos, esses produtos podem ser mais calóricos do que as versões com açúcar.

Tá! Mas e o zero?

Quando se fala de produtos zero, as dúvidas e confusões são muitas.

Os produtos zero, assim como o diet, não possuem certos nutrientes. Por exemplo, um biscoito zero (0%) de gordura trans não possui gordura trans, obviamente.

Um alimento zero exclui algum nutriente, podendo ser Zero Sódio, Zero Gordura ou Zero Açúcar. Podem apresentar redução de calorias. O produto Zero Açúcar pode ser consumido por diabéticos.

Qual é “menos ruim”: refrigerante diet, light ou zero?

Os refrigerantes light, diet e zero também causam muita confusão.

As versões light ou zero possuem zero calorias, mas têm mais adição de sódio.

Com relação ao refrigerante zero e o diet, o que muda, na verdade, é o tipo de adoçante. Por exemplo: a Coca-Cola zero possui ciclamato de sódio, aspartame e acessulfame K, enquanto a Coca-Cola Light possui apenas aspartame e acessulfame K.

Mas resumindo o assunto, substitua o refrigerante por um suco saudável e seja muito mais feliz!

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Light, zero ou diet: qual a melhor opção para dietas?

São os produtos light aqueles que têm menos gordura.

Porém, alguns alimentos, além de não terem a adição de açúcar, possuem teor de gordura reduzido. São exemplos disso: pães, iogurtes e biscoitos.

São esses os tipos de produtos que são mais indicados para dietas. Pois, a quantidade de gordura que consumimos e os níveis de açúcar são o que mais influencia no ganho de peso.

Dicas extras Importantes!

Para esclarecer dúvidas e escolher os produtos que mais se encaixam naquilo que o consumidor busca, é importante sempre ler rótulos e embalagens, observando as informações nutricionais e comparando o peso àquele informado na embalagem.

Outra informação é que diabéticos devem ter muito cuidado na hora de comprar um produto. Lembrando que nem todo produto light está isento da adição de açúcar. Portando, devem se certificar de que o produto que estão adquirindo não tem açúcar. O diet e alguns zero podem ser consumidos.

Já as pessoas que querem perder peso, por sua vez, devem lembrar que nem todo alimento diet terá redução de gorduras.

Portanto, devem se certificar de que o produto que estão adquirindo realmente possui redução desse nutriente. Os light e os zero são os mais indicados.

 

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