Correr Emagrece? Define? Confira todos os Benefícios da Corrida

3

A corrida é um esporte que ao colocar na balança, comparando com outras atividades físicas, ela se sobressai não somente pelos seus benefícios como também a sua facilidade e acessibilidadeNessa página vamos responder algumas dúvidas do tipo: Correr emagrece mesmo? A corrida define minha musculatura? Quais os benefícios que ela me traz?

Todos os outros exercícios necessitam de aparelhos ou locais apropriados como academias e ferramentas como anilhas, caneleiras, supinos e barras, utilizadas para execução dos treinos, já a corrida possui destaque pelo fato de ser algo livre, sem exigências, onde você pode escolher o lugar e o momento que quiser praticar.

Preparamos um conteúdo em forma de questionário para atender todas as suas dúvidas sobre esse esporte:

Correr Emagrece? Confira o Guia completo sobre Corrida

1 – Correr emagrece?

Se seu objetivo é emagrecer, saiba que está no lugar certo, pois a corrida é altamente eficaz para a perda de peso, porém quando praticada de forma eficiente, ou seja, além de regras no exercício deverá seguir regras na alimentação, pois ao ingerir alimentos estamos adquirindo calorias as quais promovem energia ao nosso organismo, e quando consumidas em excesso são causadoras do acúmulo das gordurinhas que nos incomodam e assim a corrida nos auxilia na queima dessa gordura.

A corrida deve ser praticada de modo em que seu corpo não se acostume e não vire rotina, assim o começo deve ser pautado em um tempo de 10 a 15 minutos, e a cada dia deve aumentar o tempo, a velocidade e a intensidade.

Dica relacionada | Saiba como emagrecer rápido! Dicas para quem precisa perde peso em um curto espaço de tempo mas sempre de maneira saudável.

2 – Corrida define o corpo?

Com certeza! A corrida estimula os músculos, principalmente os músculos das pernas por se exercitarem mais e também os músculos abdominais quando é executada a respiração corretamente.

Claro que não pode se esperar um corpo bombado, pois trabalha com frequência apenas a definição, ou seja, músculos magros e não volumosos.

Veja também | Os 3 passos importantes para definição muscular

3 – Correr na esteira ou ao ar livre?

Onde é melhor?

As esteiras nasceram para facilitar a vida daqueles que não tem tempo suficiente para sair em horários apropriados para se exercitar lá fora, e também aos que habitam em regiões frias, sendo assim possível realizar a atividade dentro de sua própria casa ou academia trazendo bons resultados.

As esteiras mais avançadas possuem ajustes de velocidade, inclinação e ainda algumas calculam as calorias queimadas.

No entanto comparando com a corrida ao ar livre, as esteiras ficam pra trás, pois nada melhor que você sentir a liberdade de correr sem limites, liberando todo o mau humor e stress.

É comprovado que correr ao ar livre se obtêm melhores resultados no emagrecimento e definição muscular, por existir resistência ao vento e as variedades do solo, o qual fará com que precisemos nos esforçar mais.

A queima de calorias é  de 5% acima do que se fosse correr na esteira.

Então se for possível corra ao ar livre!

4 – Como deve ser a alimentação de um corredor?

Como auxilio de toda atividade física deve ser uma alimentação equilibrada, sendo de extrema importância a presença de carboidratos e proteínas.

Carboidratos por nos fornecerem energia e proteínas para a reconstrução de nossas fibras musculares evitando lesões.

Conheça | Os Segredos de uma boa Alimentação Pré e Pós Treino.

5 – O tênis influencia na corrida?

Confira qual é o mais indicado para você

A corrida é um esporte fácil de ser praticado sim, entretanto é muito importante se ela for praticada com um tênis confortável e apropriado para o local em que você for praticar a atividade física para evitar lesões. Por exemplo:

Um tênis que possua pouca flexibilidade, ou ainda quando possui amortecedor muito grande no calcanhar pode provocar a inflamação do tendão de Aquiles.

Já tênis muito flexíveis podem causar fascite plantar (inflamação do tecido da sola do pé).

Mas então, como deve ser meu tênis?

Tênis Trilha: para chão com lama ou de terra irregular.

Tênis Macio e com amortecedor: em pisos de concreto ou que forem duros.

Tênis de amortecedor avançado: para competições de longa duração.

Tênis Performance ou lightweight: para corridas extremamente rápidas.

6 – Correr é melhor que caminhar?

Sim! Podemos dizer que a corrida é um modo avançado da caminhada, então obviamente os resultados da corrida serão melhores.

7 – Como evitar as câimbras?

Acredito que já ouviu falar que a banana é boa pra câimbras, não é?

Pois saiba que isso é pura verdade!

A causa dessas contrações musculares involuntárias, que causa aquela fisgada de desespero muitas das vezes é desidratação, ou seja, falta de água, glicose ou de alguns sais minerais como o potássio.

Por esse motivo que a banana é boa pra câimbras; por ser uma ótima fonte de potássio e glicose.

É interessante você ter uma alimentação baseada de frutas, verduras e legumes, muitaa água e até isotônicos.

Também é recomendado fazer movimentos contrários ao da contração. Se possível realizar massagem no local para melhor circulação e irrigação do sangue.

8 – Quais as lesões que pode acontecer em uma corrida incorreta?

Quando uma corrida é praticada de modo incorreto pode nos colocar a certos riscos de lesões como:

Fascite plantar: Dor na sola do pé podendo ser mais intensa nos primeiros passos do dia pode ser cuidada colocando gelo 5 vezes ao dia por 25 minutos no local da dor.

Canelite: Queimação no osso frontal da canela, podendo ser tratada colocando gelo 2 vezes ao dia por 20 minutos, alongando a panturrilha .

Tendinite calcânea: Dor no tendão de Aquiles pode ser tratada colocando 2 vezes ao dia por 20 minutos gelo no local de dor, alongar a panturrilha e repousar.

Tendinite patelar: Dor na frente do joelho, podendo ser livrada evitando exercícios de salto, e realizando exercícios para fortalecimento dos músculos do quadril e das coxas, colocando todos os dia 2 vezes gelo no local da dor por 20 minutos.

Síndrome da banda iliotibial: dor ao lado do joelho podendo ser tratada com exercícios fortalecedores da coxa e com gelo todos os dias no local da dor.

9 – Como melhorar a velocidade na corrida?

  1. Respiração adequada
  2. Intervalo nos treinos
  3. Concentrar-se na técnica do movimento
  4. Contar seus passos (rápidos e curtos)

10 – Quais procedimentos devo realizar antes e após a corrida?

  • Alongue-se;
  • Corra com roupas leves;
  • Use protetor solar;
  • Tome muita água;
  • Se for correr longa distância leve um repositor de carboidratos;
  • Evite correr em lugares com aglomeração de veículos por causa do dióxido de carbono.

11- Qual é o melhor horário para correr?

A escolha deve ser sua, portanto tem pontos á serem analisados.

Manhã: é o horário mais recomendado por a temperatura ser mais amena e conter menos poluição, mas deve ser antes das 10 horas. Após isso, o sol forte pode causar queda da pressão arterial ocorrido pelo grande desgaste físico.

Noite: tem pessoas que são mais dispostas nesse período do dia. Por não conter o grande vilão “sol”, também é uma boa opção de horário pra correr.

Entretanto, sempre deve levar em conta vários fatores como: relógio biológico, poluição, roupas, alimentação, perigos, temperatura e umidade.

12 – Como melhorar minha respiração?

Apesar da respiração ser algo automático, ela deve receber atenção sim! Há medidas que podem ser tomadas para melhorar seu fôlego durante a corrida, confira algumas dicas:

Respiração: é preciso controlar o momento de inspiração (entrada de ar) e a expiração (saída de ar). Por exemplo: marcando por passos.

  • Inspiração: duração de três passos seus.
  • Expiração: duração de três passos seus.

Até que seus pulmões aprendam realizar isso sozinho automaticamente.

– Correr regularmente: corra todos os dias, aumentando aos poucos a velocidade e o tempo percorrido.

– Diminua a velocidade: talvez esteja correndo muito rápido, então reduza e vai aumentando aos poucos de modo que seu corpo e sua respiração acostume.

– Intervalos com caminhada: poderá fazer intervalos curtos caminhando durante a corrida, para que seu pulmão tenha um “descanso’.

13 – Devo beber água enquanto corro?

O consumo de água para o esporte é fundamental, pois há muita perda de líquido e a água ajudará na hidratação. O consumo deve ser constante!

Antes de correr: 2 horas antes, consumir aproximadamente 500 ml de água.

Durante: beber a cada 15/20 minutos de, 120 a 180 ml

Depois de correr: Beber no mínimo 500 ml de água.

dica relacionada | Água gelada emagrece! Conheça seus principais benefícios

14 – Colocar plásticos no corpo durante a corrida ajuda a emagrecer?

Falso! Muitos confundem perda de liquido com perda de peso.

Durante a prática de exercícios eliminamos muito liquido pelo suor, e não gordura, pois para haver a queima de calorias vai depender da intensidade e o tempo do exercício.

Sendo assim, os plásticos só farão com que você sue mais e perca liquido.

15 – Quando eu devo me alongar?

Expressamente proibido praticar qualquer tipo de atividade física sem se aquecer e alongar-se.

  • Aquecimento
  • Alongamento
  • Treino
  • Aquecimento
  • Alongamento

16 – Verão e corrida, combinam?

O verão é a melhor estação para correr, e nele exige alguns cuidados fundamentais, pois o calor e o sol estão cada vez mais intensos.

Use sempre protetor solar, as roupas e acessórios leves, se for possível usar roupas constituídas de tecido contra raios UV (ultravioleta), usar tênis leves, viseiras ou bonés, óculos escuros que protejam de males como vento poeira e raios UV e beber água sempre.

Veja a receita | Sopa de verão Emagrecedora!

17 – Quais os reais benefícios da corrida?

Emagrece: a corrida ajuda emagrecer, porém apenas depois de 30 minutos de treino intenso que começa queimar as calorias.

• Definição: aumenta a força dos músculos, é fundamental para definir pernas, glúteos e abdômen.

Bem estar: correndo aumenta a produção de endorfina, que é responsável pela sensação de bem estar.

• Estimula o bom humor: promove tranquilidade e bom humor.

• Diminui o diabetes: podendo até dispensar o uso de medicamentos.

• Melhora o funcionamento cardiovascular: pois ao estimular o coração fará com que esse músculo trabalhe corretamente.

Reduz a pressão arterial: aumentando o consumo de oxigênio e a exaustão, fará com que diminua a frequência cardíaca, assim regulando os níveis de pressão arterial.

• Melhora o sono: melhor funcionamento e assim maior o descanso.

Tonifica os músculos: reduz gorduras e flacidez.

• Para mulheres: estimulação da libido.

18 – Devo correr quantos dias por semana?

Não pode deixar seu corpo acostumar, então deve variar, por exemplo, se em uma semana você ir segunda quarta e sexta, na outra vai terça quinta e sábado ou ainda se tiver pique nada melhor para bons resultados do que correr todos os dias.

Dica Especial para as Mulheres: quer Emagrecer Definitivamente em Apenas 6 Semanas?

Já ouviu falar no Programa Corpo de 21? O Programa de Emagrecimento CORPO DE 21 é o sistema IDEAL para você que quer emagrecer definitivamente de forma simples e altamente eficaz.

Um curso completo de 6 semanas que você precisa no máximo se dedicar 21 minutos por dia para atingir finalmente o seu peso ideal.

Foi criado para você mulher que está cansada dos mesmos modelos de emagrecimento e procura uma forma eficiente de emagrecer e não voltar a engordar!

Quer conhecer melhor o Programa Corpo de 21? Então Clique Aqui ou no Banner logo abaixo e assista a apresentação completa!

Share.