Cardápio para Emagrecer – 7 coisas que Não podem faltar !!!

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Para muitas pessoas, ter um cardápio para seguir auxilia bastante no processo de emagrecimento. Isto porque é mais fácil não sair da linha quando já se tem as refeições pré-estabelecidas. Mas o que não pode faltar em um cardápio para emagrecer? Confira algumas dicas:

Cardápio para Emagrecer - 7 coisas que Não podem faltar

7 coisas que não podem faltar em um cardápio para emagrecer

 

1. Água, muita água!

Afinal, a dica número 1 de quem está passando por um processo de reeducação alimentar é se hidratar corretamente.

Além disso, chás naturais também auxiliam no processo, especialmente o chá mate, chá de hibisco e chá verde.

Por isso recomendo você conferir a seguinte matéria: Chá de Hibisco Emagrece? Saiba a quantidade correta para se tomar diariamente, a dica é da nutricionista Glaucia Santos.

2. Sementes de chia, linhaça, aveia, flocos de amaranto ou quinoa

Estes superalimentos são ricos em fibras, além de fornecerem vitaminas e minerais.

Combine com frutas picadas ou iogurtes no lanche no intervalo das refeições ou no café da manhã. Dão saciedade e mantêm a absorção do açúcar da refeição mais devagar.

Aqui no Medidas Perfeitas, a atleta fitness Giovana Guido postou um excelente artigo sobre a semente de chia, confira: Chia emagrece e aumenta sua Força Física – Saiba como e quando usar

3. Frutas

São itens obrigatórios na dieta de qualquer um, pois carregam altas quantidades de vitaminas, que regulam nosso metabolismo.

Algumas frutas podem render sobremesas deliciosas e pouco calóricas. A banana, por exemplo, aquecida com cacau é uma ótima receita de brigadeiro fake.

Já congelada e processada com outros ingredientes, vira sorvete!

Confira aqui as 2 melhores receitas de Sorvete Light e Picolé Light de frutas.

Não tenha medo dos carboidratos das frutas, basta consumi-las com a casca, quando possível, e combiná-las com castanhas, iogurtes ou fibras, assim o carboidrato não se torna prejudicial.

4. Legumes e verduras

Podem ser crus ou cozidos na salada, em sopas, no suco (verde), purês, suflês, tortas integrais, etc…

As opções são diversas, mas é preciso variar o consumo de legumes e verduras para ter uma boa dieta, não fique sempre no alface e tomate.

5. Proteínas magras

Sabemos da importância das proteínas para a dieta não é mesmo?

Elas dão saciedade, ajudam a reduzir a absorção de açúcar no sangue, formam os músculos (para ficarmos com o corpo definido) e são essenciais para a beleza de cabelos e unhas.

Mas tome cuidado, algumas proteínas de origem animal são carregadas de gorduras.

Boas opções são: ovos, queijos magros como cottage e ricota, tofu, peito de frango, cortes bovinos magros, lombo suíno, e leguminosas como soja, grão de bico e feijão branco.

6. Carboidratos

Essenciais na dieta, NÃO devem ser cortados da alimentação e, sim, controlados.

São importantes para a produção de energia, para o funcionamento correto do sistema nervoso e para o desempenho físico no esporte.

Para os carboidratos não se tornarem gordura facilmente, eles devem ser liberados no sangue aos poucos.

Para isso, não consuma o carboidrato sozinho, combine-o com gorduras saudáveis, proteínas e fibras, que atrapalham sua absorção.

Além disso, prefira os carboidratos integrais (pães, massas e arroz 100% integrais) e as raízes como batata-doce, mandioquinha e mandioca.

7. Gorduras boas

As gorduras também não devem ser excluídas dos cardápios para emagrecer, pois podem até ajudar na perda de peso.

No entanto, priorize as gorduras boas provenientes das castanhas e sementes (chia, linhaça, castanhas, nozes, amêndoas, pistache, macadâmia, semente de abóbora ou de girassol).

O abacate, azeite de oliva extra-virgem e o óleo de coco também podem entrar no cardápio.

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