Os 5 Principais Benefícios do Brócolis para a Saúde

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Olá leitor(a) do blog Medidas Perfeitas, meu nome é Bruna Navarro, sou nutricionista e hoje vamos conversar sobre um pouco sobre os principais benefícios do brócolis.

O brócolis pertence à família dos vegetais crucíferos (brássicas), que inclui a couve, couve-flor e couve de Bruxelas. Estes alimentos possuem uma grande carga de nutrientes e pouca calorias, sendo rico em vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes.

Os 5 Principais Benefícios do Brócolis para a Saúde

5 Benefícios do Brócolis

1. Combate ao Câncer

Rico em fitoquímicos, como tiocianatos índoles, sulforafano, isotiocianatos e flavonóides como betacaroteno criptoxantina, luteína e zea-xantina.

Estudos têm mostrado que estes compostos de sinalização por meio da modificação positiva nos níveis de receptores moleculares das células ajudam na proteção contra o câncer de próstata, cólon, bexiga, pâncreas e mama.

2. Saúde dos Ossos

A pobre ingestão de vitamina K está relacionada com um alto risco de fratura óssea. Apenas uma xícara de brócolis picado fornece 92mcg de vitamina K, bem mais de 100% de sua necessidade diária.

Benefícios do Brócolis são muitos

Consuma uma porção de brócolis diariamente, aumente a saúde dos ossos e ajude a rejuvenescer sua pele.

O consumo de uma quantidade adequada de vitamina K por dia, melhora a saúde dos ossos, assim como a absorção de cálcio e a redução da excreção urinária de cálcio.

O brócolis também contribui para a sua necessidade diária de cálcio, proporcionando cerca de 43mg em uma xícara.

Cuidado: Se estiver você estiver tomando anticoagulantes, o consumo de alimentos ricos em vitamina K, como o brócolis, deve ser de forma moderada por desempenharem um papel importante na coagulação sanguínea.

3. Pele mais Jovem e Saudável

Fonte de vitamina C, sendo poderoso antioxidante natural e modulador imunológico, quando o brócolis é ingerido em sua forma natural (em produtos frescos ao invés de suplementos) pode ajudar a combater os danos da pele causados pelo sol e poluição, reduzir rugas e melhorar a textura da pele em geral.

Muitas pessoas pensam automaticamente em frutas cítricas quando se pensa em vitamina C, mas você sabia que o brócolis fornece cerca de 81mg de vitamina C em apenas um copo? Isso é mais do que o que você precisa em um dia inteiro. A vitamina C também desempenha um papel fundamental na formação de colágeno.

4. Melhoria da Digestão e Detoxificação

Comer alimentos com fibra natural, como brócolis, pode prevenir a constipação, manter o sistema digestivo saudável e diminuir o risco de câncer de cólon. A adequada ingestão de fibras promove a regularidade do funcionamento do trato gastrointestinal, o que é crucial para a excreção diária de toxinas através da bile e fezes.

Estudos recentes têm mostrado que a fibra dietética pode também desempenhar um papel na regulação do sistema imune e inflamatório.

O brócolis também é rico em vitaminas do complexo B (niacina, ácido pantoténico (B5), B3, piridoxina (B6), e riboflavina). Além disso, também é uma boa fonte de minerais como manganês, ferro, magnésio, selénio, zinco e fósforo.

5. Brócolis Emagrece

Da mesma maneira que os demais vegetais, o brócolis possui grande quantidade de fibras e água que propiciam uma maior saciedade durante sua refeição.

Também possui pouquíssimas calorias, ajudando assim no processo de emagrecimento.

Consulte uma Nutricionista

A chave para uma boa saúde está no consumo de alimentos variados e não somente em um único alimento. Varie sempre seu cardápio!

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