Os 7 Benefícios da Soja – Mitos e Verdades sobre o grão

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Os 7 Benefícios da SojaOlá, meu nome é Bruna Navarro, sou nutricionista clínica e estética e hoje vou trazer até você os benefícios da soja e os mitos sobre o grão.

Muitos já sabem que a proteína de soja pode ser utilizada como alternativa a proteína animal e durante muito tempo ela era usada exclusivamente por vegetarianos.

Segundo o teste de qualidade, “Protein Digestibility Corrected Amino Acid Score” – PDCAAS, desenvolvido pela Organização Mundial de Saúde – OMS, a proteína isolada de soja é considerada completa, isto é, possui 90% de proteína de alta qualidade e pode servir como fonte exclusiva de aminoácidos essenciais.

Benefícios da soja

Abaixo você confere quais são os 7 principais benefícios da soja:

  • Maior percentual de BCAA, glutamina e arginina, sendo bastante útil na recuperação muscular de atletas.
  • Tem capacidade de aumentar produção interna de hormônios tireoidianos (T4, TSH, T3) e manter níveis estáveis de insulina quando comparado com outros tipos de proteína.
  • Favorece perda de gordura e definição muscular, devido ao hormônio T4 que regula a taxa metabólica. Quanto mais T4 maior será a taxa.
  • Reduz risco de doenças cardíacas
  • Reduz risco de câncer (mama, próstata, cólon, estômago e reto)
  • Ajuda a prevenir a osteoporose
  • Melhora os sintomas do climatério em mulheres.

Mitos da soja

  • Proteína de soja diminui os níveis de testosterona. Numa recente meta-análise concluiu que nem a soja e nem a isoflavona altera significamente a biodisponibilidade da testosterona em homens.
  • Soja contém estrogênio. A soja contém isoflavona (fitoestrogênio) que atua de forma diversa do estrogênio no corpo. Apesar das suas estruturas serem semelhantes, não há evidência científica que comprove efeito indesejado nas taxas hormonais.
  • Difícil digestão. A sua taxa de digestibiliade é melhor que a caseína. Algumas formas de soja, como a farinha, é de difícil digestão pela presença de carboidratos na sua composição.

Recuperar e ganhar força muscular

Os benefícios da soja não param por aqui, uma combinação interessante seria a proteína isolada de soja com proteína animal tanto para saúde como para atletas.

Estudo publicado pela Journal of the American Collage of Nutrition, demonstrou que proteína isolada de soja combinada com whey protein no pré-treino é mais eficaz que usada isoladamente.

Isso porque, durante e depois de exercício intenso, as células musculares necessitam de um aporte maior de aminoácidos para promover recuperação e ganho de força muscular.

A leucina (abundante do whey) e a arginina (abundante na proteína isolada de soja) promovem recuperação muscular e aumento dos níveis de óxido nítrico e hormônios do crescimento, excelente para quem pratica atividade física.

 

Essa foi a matéria sobre os benefícios da soja. Gostou? Então deixe seu comentário logo abaixo.

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