8 Alimentos que Fazem Mal à Saúde – Mude seus Hábitos

0

Olá, meu nome é Cristiane Schulz Parizotti, sou nutricionista esportiva e estética. Hoje você vai conhecer uma lista de alimentos que fazem mal à saúde e que deveram ser controlados em sua rotina.

Alimentos que fazem mal à saúde

Abaixo você vai conferir uma lista com alimentos que estão presentes em nosso cotidiano e até certo ponto parecem inofensivos, mas não são. Vamos à ela:

8 Alimentos que fazem mal à saúde

 

1 – Miojo/ Macarrão instantâneo

O macarrão é um prato tradicional e está presente na rotina dos brasileiros. Porém, muita gente acaba se entregando ao miojo pela sua praticidade sem conhecer suas reais propriedades.

Um pacote de miojo tem, aproximadamente 85 g, 80 g de macarrão e 5 g de tempero pronto. Nessa porção, temos 16 g de gordura, sendo 7 g de gordura saturada, e cerca de 1.400 mg de sódio.

Se compararmos com o macarrão espaguete tradicional, veremos que este possui na mesma porção de 85 g cerca de 1,3 g de gordura, sendo 0,6 g de gordura saturada, e 30 mg de sódio.

Conclusão: fazer a troca do miojo pelo macarrão espaguete tradicional será muito benéfica ao seu organismo.

2 – Achocolatados líquidos

Em uma embalagem de 200 ml, sabor chocolate, em média das 32 g de carboidratos apresentadas 29 g são de açúcar. Isso significa que cerca de 19,5% do conteúdo da embalagem é composto de açúcar.

3 – Pipoca de microondas

O milho de pipoca é uma fonte de fibras excelente, podendo ser uma opção de lanche saudável. No entanto, para isso é importante não utilizar gorduras/óleos e sal em excesso para o seu preparo.

Normalmente, são acrescidas de gordura. A maior parte possui cerca de 4-5 g de gordura para cada 25 g de pipoca pronta (1 xícara de chá), dessa gordura cerca de metade do conteúdo é de saturada.

Dica Relacionada | Nesse post eu ensino Como fazer Pipoca de Microondas Sem Gordura, confira!

Além disso, as pipocas com sabor costumam ter grandes quantidades de sódio, apresentando de 100 a 500 mg de sódio para cada 25 g.

Evite as pipocas industrializadas de microondas e opte pela tradicional pipoca de panela.

4 – Cereal Matinal (Flocos de milho com açúcar)

Os flocos de milho são uma fonte de cereal que pode ser utilizada no café da manhã ou lanches da tarde. No entanto, as versões prontas dessa opção possuem, geralmente, adição de açúcar simples.

Uma porção de 30 g (3/4 de xícara de chá) possui 26 g de carboidratos, desses 12 g são de açúcar, ou seja, 40% de açúcar.

Além disso, grande parte desses cereais leva sal em sua composição, aumentando, assim, a quantidade de sódio presente no produto.

5 – Achocolatados em pó

Em uma porção de 20 g de achocolatado em pó (2 colheres de sopa) temos em torno de 15 a 20 g de carboidratos. A quantidade de açúcar varia de marca para marca, mas fica em torno de 87-95% de açúcar.

Durante as ultimas décadas, as recomendações médicas e nutricionais promoveram a mensagem de redução do consumo de gordura saturada, pois além de aumentar o colesterol do tipo LDL (“colesterol ruim”), a gordura saturada pode estar associada ao aumento do risco de doenças do coração e vasos sanguíneos.

O consumo de alimentos altamente calóricos, pobres em nutrientes combinado com o alto consumo de açúcar e gordura saturada e o sedentarismo vem tornando a obesidade uma epidemia.

A ingestão excessiva de sódio (presente no sal de cozinha e alimentos industrializados) tem sido correlacionada com o aumento da pressão arterial.

A redução no consumo de sódio tanto pelo controle do sal de cozinha utilizado para o preparo dos alimentos quanto pela ingestão de alimentos industrializados é uma das maneiras de controlar a pressão arterial.

6 – Sopas instantâneas

Imagine misturar na água muito (muito mesmo) sal, farinha branca, gordura, açúcar e muitos produtos sintéticos para realçar o sabor e dar cor.

Basicamente, é isso que temos nas sopas instantâneas. Além disso, mesmo aquelas que utilizam vegetais (conforme dizem o rótulo), pouco de fibras têm. Estranho, não?

Dica Relacionada | Confira uma lista com as 4 Melhores Sopas para Emagrecer – A #3 é para o Verão.

7 – Molhos industrializados para saladas

Muito óleo, sal, açúcar, produtos sintéticos para realçar o sabor. Se por um lado temos os benefícios de consumir vegetais, pelo outro estamos saturando nosso corpo com esses produtos.

8 – Cream cracker ou bolacha de água e sal

É comum trocar o pão, considerado vilão da dieta por muitos, por bolachas desse tipo. Mas será que vale a pena?

Normalmente, a porção consumida é de 5-6 unidades que em calorias equivale a duas fatias de pão integral.

No entanto, a bolacha utiliza farinha branca e muito mais sal, açúcar e gordura, além de ter um conteúdo baixo em fibras.

Essa foi a lista com os 8 alimentos que fazem mal à saúde, super recomendo você a conhecer quais são os 9 alimentos que emagrecem de verdade! A dica é da nutricionista Glaucia Santos.

Especial para Mulheres: quer Emagrecer Definitivamente em Apenas 6 Semanas?

Já ouviu falar no Programa Corpo de 21? O Programa de Emagrecimento CORPO DE 21 é o sistema IDEAL para você que quer emagrecer definitivamente de forma simples e altamente eficaz.

Um curso completo de 6 semanas que você precisa no máximo se dedicar 21 minutos por dia para atingir finalmente o seu peso ideal.

Foi criado para você mulher que está cansada dos mesmos modelos de emagrecimento e procura uma forma eficiente de emagrecer e não voltar a engordar!

Quer conhecer melhor o Programa Corpo de 21? Então Clique Aqui ou no Banner logo abaixo e assista a apresentação completa!

Share.