Alimentos com Poucas Calorias ou que dão Maior Saciedade? Saiba o que Realmente Emagrece

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Nesta página você vai saber se o que realmente emagrece é consumir alimentos com poucas calorias ou alimentos que proporcionem uma maior saciedade.

Alimentos com Poucas Calorias emagrecem? Será mesmo?

Alimentos com Poucas Calorias ou que dão Maior Saciedade

Você que está focado(a) em perder alguns quilinhos, certamente odeia ouvir a palavra “mercado”.

Poucas pessoas que vão ao mercado atrás de algo doce lembram que a sessão de hortifruti é a opção mais saudável e vão correndo nos alimentos doces com olhos vidrados no valor calórico do produto, fazendo uma breve seleção do que pode ou não comer.

Será que estas pessoas estão realmente se preocupando com o ícone certo? Não

Se você faz isso e está determinada à emagrecer, saiba que está cometendo um erro alimentar gravíssimo, e esse quadro deve mudar.

Para emagrecer devemos agregar em nossas refeições alimentos que promovem a saciedade, os quais são chamados alimentos sacietógenos.

Mas o que esses alimentos possuem de diferente?

Resumindo, alimentos com um alto nível de saciedade possuem fibras solúveis.

Esse índice sim é um aliado de sua dieta, pois ao chegar no estômago ela produz uma espécie de gel, o qual trará aquela sensação de estômago cheio gerando saciedade e deixando de lado aquela vontade de comer sem necessidade, somente por prazer, que é o ponto chave para o emagrecimento.

Para finalizar a teoria, saiba que não existe uma quantia fixa de carga calórica que você possa ingerir, pois nem sempre o produto que possui a menor calórica possuirá maior índice de saciedade. Portanto, de maior importância a saciedade do que as calorias por si próprias.

Como vou saber se o alimento é sacietógeno ou não?

Se for algo industrializado você deverá consultar na embalagem do produto.

Caso ele possua em sua tabela nutricional algum índice de fibra alimentar, ou se for produto in natura, é aconselhável dar uma pesquisar sobre o alimento para verificar se contém fibras em sua composição.

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Cardápio com alimentos que irão trazer saciedade para sua dieta

A Nossa equipe elaborou para você uma lista de alimentos comuns que são sacietógenos para aderir em suas refeições diárias, desde o café da manhã até o jantar.

Cardápio para Emagrecer - Com alimentos que proporcionam saciedade

Café da Manhã

Esta refeição é a base de tudo, ela deve fornecer muita energia para que possamos enfrentar as situações do dia-a-dia, e o mais importante, devemos adicionar em nosso café da manhã alimentos que nos deixem saciados até a próxima refeição.

A ingestão de frutas nesse momento é importante, vejamos alguns exemplos de alimentação:

Pão integral: Promove saciedade por causa das sementes utilizadas em sua composição, além de manter a quantidade de açúcar em nosso sangue, evitando a fome.

Banana: Muitos comem somente por prazer, a banana é muito saborosa e produz o hormônio chamado serotonina que é responsável pela sensação de prazer.

Abacate: Essa fruta também contém alto índice de fibras.

Maçã: É uma das frutas que possui maior numero de fibras, porém deve ser consumida com casca.

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Almoço

Cebola: A cebola é uma ótima dica para temperar sua refeição, pois contém muita fibra assim se tornando um alimento sacietógeno.

Pepino: Uma salada de pepino é um bom exemplo para acompanhar uma refeição repleta de fibras.

Azeite de oliva: Óleo natural, com pouca gordura e aumenta a sensação de saciedade.

Óleo de coco: Estudos e experimentos comprovam que a ingestão de duas colheres desse óleo no almoço é relevante para emagrecer.

Arroz e Feijão Integral: Essa é a combinação perfeita, eles se completam, pois os nutrientes que um não possui, encontra-se no outro.

Folhas cruas: Por necessitar de uma boa mastigação para ingerir, essas fazem com que se estimule a saciedade. Bons exemplos: Alface, rúcula, acelga, repolho, agrião, espinafre, couve.

Berinjela: A berinjela possui várias formas de consumo, grande exemplos são o suco e o refogadinho bem temperado. Por ser tão eficaz ao emagrecimento, existe até dietas específicas da berinjela.

Jiló: É amarguinho, porém é eficientíssimo. Parente da berinjela, o Jiló além de possuir alto teor de fibras, também pode ser consumido refogado. Huumm

Sobremesa

Gelatina: Essa sim merece nosso respeito, pois além de ser um doce e possuir fibras, ela é gostosa, refrescante e faz um bem imenso, ajudando na elasticidade da pele, evitando o famoso e detestável “efeito sanfona” (quando engorda, emagrece, engorda, emagrece e deixa a pele flácida).

Lanche da Tarde

Barra de Cereal: É uma ótima dica, pois contém uma boa carga nutritiva, contém fibras e pouca caloria.

Iogurte: este pode ser combinado com alguns grãos, como linhaça, aveia e a semente de chia.

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Jantar

Sopa de Abobrinha: A abobrinha é uma rica fonte de fibras, então nada melhor que você se sentir saciado até a hora de ir dormir. Também é uma ótima dica por ser um alimento leve, o qual não perturbará seu descanso.

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Já mestre do assunto dieta, você não precisará mais se afobar na hora de escolher os alimentos para ser consumido.

Agora você já sabe que deve dar preferência as fibras, pois elas lhe trarão muita saciedade e se tornarão grandes aliadas em sua dieta.

Vai com tudo, mas sem extrapolar, pois tudo que é exagero não é conveniente!

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